Bragança, no Nordeste do estado, foi um dos municípios em que a segurança pública teve reforço neste feriado prolongado. Cerca de 45 policiais militares incrementaram o policiamento no município, por meio da operação Independência, deflagrada de 03 a 07 de setembro pelo 33° Batalhão da Polícia Militar.
O efetivo de reforço enviado da Região Metropolitana de Belém realizou policiamento ostensivo na orla bragantina, nas principais praças do município e na praia de Ajuruteua, ponto bastante procurado por turistas e que registrou grande quantidade de pessoas nos cinco dias de feriado. Parte do efetivo destacado para o município atuou de forma exclusiva na operação Lei Seca, em conjunto com o Detran, com o objetivo de fiscalizar e autuar condutores que dirigiam sob influência de álcool.
Jogos da Semana da Pátria
A semana que antecede o feriado de 7 de setembro tem um significado ainda mais especial para os moradores de Bragança. Há aproximadamente 52 anos a cidade é palco dos Jogos da Semana da Pátria, que reúne atletas de várias modalidades esportivas e está entre os maiores campeonatos de futebol de salão amador do Norte do país.
Para reforçar a segurança durante os jogos, que atraem grande quantidade de público, o 33° Batalhão também empenhou policiamento no ginásio Eliseu Maria Coroli, o "Corolão" e entorno. "Os Jogos da Semana da Pátria mudam o cenário da cidade. Por isso, nós colocamos um posto de serviço do Batalhão e uma guarnição do efetivo de reforço para atuar especificamente nesse pliciamento", explicou o subcomandante do 33° Batalhão, major Davison Silva.
A final do futebol de salão, um dos esportes mais procurados pelo público, ocorreu nesta segunda-feira (06), com forte presença da Polícia Militar, que levou ao ginásio equipes do Grupamento Tático Operacional do 33° BPM, do Comando de Missões Especiais e do policiamento ordinário. Outros órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal de Bragança, Detran e Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presentes.
De acordo com o subcomandante do 33° BPM, no geral, o feriado prolongado foi considerado dentro do previsto, sobretudo no que diz respeito a ocorrências de furto e roubo, graças, também, ao aumento de policiais na cidade. "O efetivo de reforço é fundamental em todos os feriados prolongados para ajudar a suprir o policiamento no município", comentou.
O 33° Batalhão da PM tem sede em Bragança, mas atende também aos municípios de Augusto Corrêa e Tracuateua.