A Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos de Segurança Pública, garantiu feriado prolongado seguro e sem registros de crimes violentos na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.
Durante a semana de comemorações à Independência do Brasil, realizada entre os dias 03 e 07 de setembro, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), deslocou cerca de 50 policiais militares para reforçar as ações ostensivas e preventivas no distrito, que possui cerca de 15 praias e 17 quilômetros de orla.
Dessa forma, o reforço de militares do Comando de Missões Especiais (CME), Quartel do Comando Geral (QCG), Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) atuou próximo às praças e principais praias da ilha, onde há maior concentração de pessoas.
Viaturas do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), atuaram de forma integrada com agentes do Departamento de Trânsito Estadual (Detran), Agência de Regulação e Controle de Serviço Público (Arcon) e Guarda Municipal de Belém (GMB) no pórtico de entrada de Mosqueiro.
De acordo com o comandante do 25° Batalhão (25° BPM) tenente-coronel Francisco Souza, os resultados da 'Operação Independência 2021', promovida pela Corporação em 15 municípios do interior do Estado e região das ilhas de Belém, foram considerados positivos em Mosqueiro.
"Assim como o mês de julho, que é um dos períodos mais sensíveis, o 25° BPM não registrou ocorrências violentas durante o feriado prolongado de Independência do Brasil, em Mosqueiro. Somente neste período, nossa unidade realizou cerca de 55 operações preventivas, com fiscalização rigorosa de bares, veículos e pessoas", frisou o oficial que já está há dois anos à frente da unidade que é responsável pelo policiamento ostensivo em Mosqueiro.
Produtividade e prevenção
No último domingo, 5, um homem foragido do estado de São Paulo foi recapturado pela PM no pórtico de entrada de Mosqueiro. No mesmo lugar, dois homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas, nesta terça-feira, 7. Com eles foram encontrados 38 papelotes de maconha.
Nas duas ações policiais, os casos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil do distrito para a realização dos procedimentos administrativos legais.
Durante o feriado prolongado de comemoração à Independência do Brasil, o 25° BPM realizou 214 abordagens a ônibus e vans; 183 a carros de passeio e 54 a motocicletas. Um bar precisou ser fechado por descumprir as normas sanitárias vigentes.