A Polícia Militar, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), deu início ao 33° Concurso Hípico "Cel. Fontoura", primeiro evento oficial alusivo aos 203 anos da PMPA. O torneio ocorre nesta sexta-feira e sábado (10 e 11), na sede do RPMont, em Belém, e reúne competidores da Polícia Militar do Pará, Polícia Militar do Piauí e hípicas locais.
O Concurso Hípico “Coronel Fontoura” é um dos eventos mais tradicionais realizados no mês de aniversário da Polícia Militar do Pará. Sua primeira edição ocorreu em 1.987, idealizada pelo então major Faustino Gonçalves, que mais tarde foi comandante-geral da PMPA, e o, à época, 1º tenente Antônio Cronenberg, que também foi comandante do Regimento.
“Com o tempo, além de fazer parte das comemorações de aniversário da Polícia Militar, também passou a servir para aproximar ainda mais a instituição da sociedade civil, por meio do esporte equestre”, explica o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner.
No primeiro dia, a competição é composta por três provas de salto, divididas nas categorias iniciante (obstáculos com 70 cm de altura), intermediário (obstáculos com 90 cm de altura) e principal (obstáculos com 1m de altura). Trinta competidores, ao todo, concorrem nos dois dias, representando o Regimento de Polícia Montada, a Corregedoria-Geral e o Centro de Veteranos e Pensionistas, todos da Polícia Militar do Pará, com participação, também, da Polícia Militar do Piauí e duas escolas de equitação civil. No segundo dia de competição, serão realizadas cinco provas: principal, intermediária, iniciante, escola (obstáculos com 40 cm de altura) e pré-escola (obstáculos ao chão, somente para crianças).
“Esperamos que o Concurso Hípico se estabeleça de forma saudável e que vença aquele que melhor se preparou. É um evento que vai além da descontração, ele congrega as pessoas”, destacou o coronel Sergio Neves, comandante de Missões Especiais.
O Regimento de Polícia Montada “Cassulo de Melo" foi criado em 1817 e é mais antigo que a própria corporação, fundada em 1818. Hoje o RPMont conta com um efetivo de 119 homens, atuando nas atividades administrativas e operacionais, e 50 equinos, empenhados no serviço operacional e na equoterapia, um programa do Centro de Reabilitação da PMPA, que auxilia na recuperação de pacientes com problemas neurológicos e com lesão motora.