A Polícia Militar do Pará deu início nesta segunda-feira (13) à I Jornada Administrativo-Pedagógica do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Faculdade Estácio de Sá, no bairro de Nazaré, em Belém. Durante 4 dias, policiais que atuam como instrutores em Belém e região metropolitana vão receber uma carga de conhecimento voltado para o aperfeiçoamento, alinhamento e atualização de assuntos relacionados à aplicação do Proerd no ambiente escolar.
A primeira fase do evento será realizada em Belém, com duas turmas. Em seguida, serão realizadas mais três turmas, sendo uma em Marabá, uma Castanhal e outra em Santarém. Ao todo, 179 instrutores atuantes, que assinaram um termo de compromisso junto aos seus comandantes, vão aplicar o programa ainda este semestre e no próximo ano.
‘’O Proerd já tem 18 anos no Pará, e essa é a primeira vez que está ocorrendo essa Jornada. Esta iniciativa é um anseio dos instrutores, que agora terão a oportunidade de se reunir e desse modo melhorar a aplicação do programa’’, destacou o Tenente-Coronel Marcus Formigosa, chefe do Centro de Capacitação e Prevenção (CCP).
O evento será realizado com o objetivo de atualizar as disciplinas aplicadas, de modo a adequar a metodologia de ensino e tratar de questões administrativas relacionadas com a aplicação do programa de modo geral, além de discutir a realização do ‘’Curso dos Pais’’. A programação visa ainda aperfeiçoar o alcance do Proerd, por meio do aprimoramento intelectual dos instrutores.
A abertura da I Jornada Administrativo-Pedagógica do Proerd contou com a presença do Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel Ronald Botelho. Os Comandantes de Policiamento da Capital I e II, Coronel Getúlio Rocha e Coronel Giorgio Mariúba, respectivamente, também estiveram presentes no evento, além de outros oficiais e praças da corporação.
O Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel Ronald Botelho, aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores e os participantes do evento, além de ressaltar a importância de aperfeiçoar a aplicação do Proerd, que tem um papel importante para a segurança pública no Pará.