A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Degec) e Comando de Missões Especiais (CME), deu início ao VII Curso de Tropa Montada, voltado aos cabos e soldados. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta segunda-feira, 13, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e foi presidida pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.
O curso tem como finalidade, especializar policiais militares do efetivo do Regimento de Polícia Montada (RPMont), também conhecido como 'Cavalaria', e demais unidades da corporação na área do policiamento montado, bem como de recrutar, de forma qualificada, novas praças que pretendam atuar na unidade, que está vinculada ao CME.
Vinte e um policiais militares, sendo 17 homens e quatro mulheres, foram selecionados para participarem da capacitação deste ano, que vai ser realizada num período de 60 dias e contará com uma carga horária total de 550 horas/aula.
Mais de 20 disciplinas serão intensamente trabalhadas pelos alunos ao longo do curso. Dentre as quais: Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Treinamento Físico Militar, Equitação Policial Militar, Policiamento Montado, Noções de Choque Montado, Tiro Montado, entre outras.
Uma das quatro alunas femininas, a cabo Andréia Oliveira, falou sobre as expectativas em participar de um curso tão exigente. "Eu me sinto super motivada, com a expectativa de aprimorar meu trabalho, ampliar minhas habilidades no policiamento montado e melhorar o trato com o animal", falou a militar que atua há 12 anos na Corporação e está há pouco mais de um ano na unidade.
"A tropa do RPMont é uma das mais versáteis da Polícia Militar. Além de realizarmos desfiles de representatividade e operações de choque montado, atuamos em praças desportivas, escolta de presos, revistas de casas penais, escolta de autoridades. Dessa forma, nós estamos dispostos a oferecer aos vinte militares paraenses e à policial do estado do Amazonas, um curso cavalariano de excelência", frisou o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner.
"O Comando da PM sempre busca incentivar a qualificação dos seus agentes, pois o conhecimento é algo que não pode ficar restrito a um pequeno grupo, apenas. Os alunos desta edição vão compartilhar informações e levar conhecimento para as próximas turmas e assim por diante", ressaltou o Coronel Dilson Júnior.
Marcha administrativa
Ainda na noite desta segunda-feira, os alunos participaram da Marcha Administrativa com cavalos. O treinamento consiste em simular ocorrências em que o cavaleiro precisa ter o domínio do animal e deve ter a habilidade de conduzi-lo, a mão, por longos percursos.
Os participantes saíram do Parque Estadual do Utinga (PEUT) e tiveram que caminhar por cerca de 16 quilômetros, até chegarem à sede do RPMont, no bairro do Mangueirão.
Aquisição de 70 equinos
O oficial ainda comemorou a aquisição de 70 equinos para reforçar as ações ostensivas na Região Metropolitana de Belém e municípios de Castanhal, Marabá e Santarém.
"Depois de nove anos de espera, a PMPA comemora a aquisição de 70 equinos, a última compra foi em 2012. E essa conquista foi graças à boa vontade do nosso governador Hélder Barbalho, que sempre é muito solícito com as demandas da nossa corporação", concluiu.
Ainda neste ano, o Departamento de Apoio Logístico da PM (DAL) deverá apresentar um projeto para a construção da nova sede administrativa do RPMont, localizada no bairro do Mangueirão.