Nas últimas semanas, o Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI) da Polícia Militar intensificou ainda mais as ações preventivas e repressivas de combate ao abigeato (roubo de gado) e ao tráfico de drogas na região do Marajó Oriental.
Desta forma, o trabalho da PM em municípios como Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari, por exemplo, já começa a apresentar resultados expressivos. Somente nesta semana, a unidade conseguiu recuperar 14 búfalos roubados em Santa Cruz do Arari, realizou prisões e apreensão de drogas e arma de fogo em Muaná.
Santa Cruz do Arari
Depois de quase doze horas de incursão em área de mata, próxima ao retiro Santa Rosa, equipes do 8° Batalhão (8° BPM), conseguiram localizar, na manhã desta terça-feira, 19, quatorze búfalos que haviam sido roubados por um bando de "bovineiros" (ladrões de búfalos e gados), na noite da última segunda-feira, 17. Depois de serem informados sobre o crime, os militares iniciaram as buscas, que resultaram no resgate e entrega dos animais aos seus devidos proprietários.
Muaná
Somente nesta quarta-feira, 20, equipes da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (20ª CIPM), prenderam um homem por tráfico de drogas na passagem Mariahy. Na casa em que o homem morava foram encontrados 17 gramas de óxi (cocaína oxidada), uma quantia em dinheiro, além de outros objetos.
Pouco depois, as equipes conseguiram prender um grupo de suspeitos de terem participado de um roubo a embarcação que transportava açaí. Além de uma arma de fogo, do tipo caseira, cinco aparelhos celulares, um motor de barco e outros objetos foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil do município.