A Polícia Militar do Pará finalizou na última quarta-feira (27) os atendimentos do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (Pas PM), que nesta edição tiveram como publico-alvo os militares do 14º Batalhão (14º) e seus dependentes. Durante os cinco dias de atendimentos, realizados no município de Barcarena, a equipe levou para os militares saúde, bem-estar, qualidade de vida e estímulo de práticas saudáveis.
Ao todo, 31 militares participam da ação, entre oficiais e praças de saúde, quadro complementar e combatentes. Os agentes levaram saúde, bem-estar, assistência psicossocial e acolhimento espiritual aos militares por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, dentistas, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiros, educadores físicos e capelão. A ação é realizada pelo Estado-Maior Geral da PM (EMG).
Cerca de 579 atendimentos foram realizados durante essa edição do Pas PM, que também levou atendimento para os militares que não puderam ir até a unidade militar usufruir dos serviços. Exemplo disso é o caso do soldado Antonio Moraes da Silva, de 58 anos, que foi reformado em razão das sequelas causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Uma equipe do programa foi até o local e examinou o militar, bem como receitou os medicamentos necessários e forneceu os devidos encaminhamentos para garantir a saúde do policial, que vive sob os cuidados da irmã, Berenice da Silva, de 64 anos. Na ocasião, ela comentou sobre iniciativa. ‘’Eu achei esse atendimento maravilhoso. Sou imensamente grata por essa ação e por esses profissionais que vieram nos atender com muito carinho’’, disse.
Por meio do setor de serviço social do 14º Batalhão, uma família que vive em situação de vulnerabilidade social no bairro Novo Horizonte, em Barcarena, foi conduzida até o 14º Batalhão, onde recebeu os atendimentos. Mãe de cinco filhos, Patricia Lima conta sobre a dificuldade de encontrar esses serviços na cidade. ‘’Conseguir atendimento médico aqui é muito difícil. Uma limpeza de dente, por exemplo, é raridade, pois onde a gente mora é bem complicado’’ explicou.
Ao final do evento, o Comandante do 14º Batalhão (14º BPM), o Tenente-Coronel Maurício Santana, agradeceu o empenho de toda equipe no programa e parabenizou os militares pelos serviços prestados para a tropa de Bacarena. ‘’ Tudo aconteceu a contento. Eu gostei do feedback que foi dado pela equipe e isso mostra que nós temos uma função muito além do que nos foi proposto’’, finalizou o Oficial.
Além dos atendimentos, também participou do PAS PM um representante do Fundo de Saúde (Funsau), realizando os procedimentos relativos ao fundo como atualização cadastral, emissão de segunda via, esclarecimento de dúvidas, palestras, inclusão e exclusão, internação e etc. Um representante do Projeto Caminhos também participou do evento para divulgar a iniciativa.
Durante a programação, o Fundo de Assistência Social da PM (FasCeso) realizou os procedimentos para a solicitação de auxílio financeiro, atualização cadastral, inclusão e outros serviços.