| Levantamento feito pelo DGO aponta aumento da segurança no Estado
Na última quinta-feira (4), o Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Pará divulgou dados da produtividade referente a todas ações realizadas no mês de outubro de 2021, em todo o Estado. As ações ostensivas e preventivas resultaram no número recorde de veículos recuperados.
O levantamento aponta, também, quais comandos operacionais tiveram melhor desempenho no quesito número de abordagens, prisões, veículos recuperados e apreensões de entorpecentes e armas de fogo.
Produtividade em números
Ao todo foram realizadas 294.077 abordagens somando abordagens a pedestres, veículos, casas de shows, embarcações e ciclistas. Tendo como destaque o Comando de Policiamento Regional I (CPR I) que se destacou como a unidade que mais realizou abordagens, número de prisões e apreensão de menores infratores.
Já no ítem número de prisões, foram realizadas 1.738 onde foram recapturados 129 foragidos, e 100 adolescentes infratores foram apreendidos.
Das 372 apreensões de armas, 111 eram armas de fogo, 65 eram de fabricação caseira e 196 eram armas brancas. Tendo como destaque o Comando de Policiamento Especial (CPE) como unidade que apreendeu o maior número de armas.
O levantamento também abordou sobre a apreensão de entorpecentes e nessa área, o Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII) foi o que mais se destacou, seguido do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) e Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). 87% dos 594,3 Kg de drogas apreendidas foram apreendidos pela unidade sediada em Capanema, no Nordeste paraense.
Novo recorde
Das diversas ações ostensivas realizadas pelos Comandos Intermediários (Coint’s), a que mais se destacou foi a atuação da PM na recuperação de veículos roubados, somente no mês de outubro de 2021. Ao todo, foram 485 motocicletas e 71 carros recuperados, o que representa um novo recorde de apreensões. Para mensurar em valores a relevância das apreensões, somente os 71 carros recuperados, estão avaliados em mais de R$7 milhões.
Para o comandante do DGO - responsável pelo levantamento dos dados -, coronel Pedro Paulo, "esse novo recorde é uma demonstração inequívoca de que estamos andando a passos largos no caminho da paz social no Estado do Pará”.