Dezoito novos cavalarianos concluíram, na manhã desta sexta-feira (19), o VII Curso de Tropa Montada 2021 (VII CTMON), realizado pelo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Pará. O curso capacitou os cabos e soldados concluintes para atuarem de forma qualificada na modalidade de policiamento montado, uma das mais tradicionais da PM.
Ao todo, foram dois meses e meio de instruções práticas e teóricas realizadas, de forma inédita, dentro e fora do estado, com alunos de unidades operacionais da PMPA e uma soldado do estado do Amazonas. Os participantes tiveram simulações de reintegração de posse urbana e rural, instrução de operações rurais e sobrevivência em ambiente de selva, instrução de choque ligeiro, patrulhamento tático, abordagem e técnicas de baixa letalidade.
As disciplinas abordaram equitação policial militar, policiamento montado, noções de doma, armamento, munição e tiro, atendimento pré-hospitalar em situação de confronto, noções de choque montado, entre outras. O curso proporcionou, ainda, visitas técnicas às polícias militares do Distrito Federal e de São Paulo.
“Por ser um policiamento bastante específico, é importante que o policial militar tenha conhecimento para lidar com o animal e saber bem empregá-lo”, explica o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner, anfitrião da solenidade.
Primeiro colocado no curso, o soldado Christian Miller, que já atua na Cavalaria, conta que seu primeiro contato com o cavalo foi na Polícia Militar e que conquistar o primeiro lugar foi uma surpresa. “Eu realmente não esperava. Antes de vir para o Regimento eu não sabia montar, comecei quando cheguei aqui, e para mim, foi uma paixão. O cavalo é um animal surpreendente, foi uma sintonia à primeira vista”, comentou o policial. Os soldados Anselmo Oliveira e Mayara Modesto conquistaram o 2º e o 3º lugar do curso, respectivamente. A turma de formandos recebeu o nome do 2º sargento Jadson Aleixo Ferreira, formado na primeira edição do Curso de Tropa Montada e reconhecido pela tropa pelo respeito e camaradagem.
A solenidade de formatura ocorreu na pista de salto Coronel PM Faustino, na sede do Regimento de Polícia Montada, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho, que parabenizou o Comando de Missões Especiais pelo planejamento e execução do VII CTMon. “Foi um curso bastante técnico, mas que exigiu dedicação, cuja premiação foi a conclusão dos 18 formandos. Meus parabéns pelo esforço diário e que tem como prêmio, como bem disse o tenente-coronel Tanner, não mais policiais da Cavalaria, mas policiais de Cavalaria”, discursou o Chefe do Estado-Maior.