Iniciada em outubro deste ano com a escolta das provas, a operação Enem 2021 conta com apoio da Polícia Militar do Pará (PMPA) e será realizada em 77 municípios paraenses. Neste primeiro domingo de provas (21), os agentes estarão distribuídos em pontos estratégicos próximo aos locais de aplicação da prova afim de garantir a segurança dos vestibulandos.
De acordo com o comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Pedro, “se esta não é a maior operação em emprego de tropa, contudo é a mais longeva. Pois iniciou em outubro de 2021 e findará em janeiro de 2022 com o embarque das provas para correção em Brasília”, explica.
No total mais de 5.600 agentes de segurança estão envolvidos nas ações de segurança e logística das provas. A operação envolve, de forma integrada, representantes de diversas instituições como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial (Segup) Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas municipais, a secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).