Na manhã desta quarta-feira, 5, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, realizou visita técnica a duas obras que são consideradas estratégicas para a Corporação: o prédio histórico do Comando de Missões Especiais (CME) e a nova sede do 20° Batalhão (20° BPM) ambas, no bairro da Cremação, em Belém.
Após ser recebido pelo subcomandante do CME, tenente-coronel Mauro Prata e conversar com oficiais da unidade e profissionais da construção civil, o Coronel Dilson Júnior foi informado que as novas instalações de uma das edificações mais antigas da PM está em fase final de acabamento e a inauguração do espaço ocorrerá na primeira quinzena de março deste ano.
Desta forma, o terreno de quase 900 metros quadrados, localizado na esquina da avenida Alcindo Cacela com a rua Fernando Guilhon e que ficou inutilizado por mais de 12 anos, contará com uma super estrutura com dois auditórios, alojamentos, salas administrativas, entre outras coisas. Todo o processo de revitalização e acabamento do espaço está sendo acompanhado pela Diretoria de Apoio Logístico (DAL).
"A inauguração deste espaço, em tempo recorde, ocorrerá graças à sensibilidade do governador Hélder Barbalho, que prontamente atendeu a essa e a outras demandas de reforma e contrução de batalhões e companhias na região Metropolitana e interior do Estado, frisou o Comandante-Geral.
O oficial informou ainda, que o prédio vai abranger a sede do CME e Batalhão de Choque (BPChoqu), enquanto o atual espaço, que comporta o BPChoque, será repassado ao Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP).
Contrução da nova sede do 20° Batalhão
E nesta manhã, o Coronel Dilson Júnior acompanhou de perto o andamento das obras da futura sede administrativa do 20° BPM, na avenida Padre Eutíquio. Atualmente, a unidade está sediada no bairro do Guamá.
A expectativa, é que além de salas administrativas, auditório, alojamentos, copa, entre outros espaços, o novo prédio disponha de uma quadra poliesportiva, academia de musculação e até, piscina.
"Esse era um sonho antigo da tropa do 20° Batalhão, que está prestes a se tornar realidade. Mais estrutura, mais conforto, espaço amplo para interação com a própria comunidade. Vai facilitar bastante a execução de um PMZito da própria unidade, entre outros fatores", avalia o comandante do 20° BPM, tenente-coronel Edlin Anselmo.
"A Polícia Militar mais uma vez prestigiada junto ao Governo do Estado e com a colaboração também, do secretário Ualame Machado, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP), que é administrado pela Segup, garantindo conforto e melhores condições de trabalho para nossos policiais militares", concluiu o comandante do Comando de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio Rocha.
O 20° BPM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo dos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cremação, Condor, Canudos