O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou, na tarde desta quarta-feira (12), a segunda unidade da Usina da Paz, desta vez, inaugurada no bairro da Cabanagem, em Belém. A entrega faz parte das ações implementadas pelo Governo do Estado durante as comemorações pelos 406 anos da capital, celebrado nesta quarta, e tem a segurança da população como um dos principais componentes.
A Usina da Paz da Cabanagem é a primeira a ser inaugurada em Belém e ocupa um terreno de 10 mil metros quadrados, com dois prédios principais, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
Mais Segurança
Para garantir a segurança da população beneficiada, a Polícia Militar já tem intensificado o policiamento na área, por meio do 24° Batalhão. "O reforço na segurança, pela Polícia Militar, é um trabalho que já vem sendo feito pelo Grupamento de Proteção Ativa (GPA) do 24° Batalhão. Já há uma interação com as áreas vizinhas à Usina da Paz e a ideia é que nós possamos contribuir com a população, também, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)", destacou o comandante da unidade, tenente-coronel Edimar Costa. O GPA, citado pelo oficial, desenvolve policiamento de aproximação, por meio de visitas técnicas de segurança, de proteção e de ambiente, incluindo o cidadão no contexto da segurança pública.
Vale lembrar que a ampliação do policiamento no bairro começou ainda na fase de obras da Usina da Paz, com o empenho de policiais militares que atuam no 24º Batalhão, Comando-Geral e Comando de Missões Especiais.
Para o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, é fundamental enteder que a Usina é fruto de um programa integrado, o TerPaz, cuja execução por parte dos vários órgãos envolvidos foi facilitada pela presença mais ativa da PM. "A Cabanagem é um bairro que em 2018 tinha uma taxa de 121 homicídios para cada 100 mil habitantes, o que representava quatro vez a taxa nacional de homicídios, que era na época de 30 por 100 mil habitantes. Houve um choque de policiamento e nós saímos de duas viaturas que cobriam a área da Cabanagem para dez. Por isso, é importante reafirmar que não se faz segurança pública sem Polícia, mas não se faz só com Ela", destacou o comandante da corporação.
Ainda de acordo com ele, outra novidade para a Usina da Paz da Cabanagem é o empenho de policiais militares convocados da reserva remunerada que têm formação específica em áreas do conhecimento e vão passar a integrar as equipes atuantes na Usina da Paz, contribuindo com a área pedagógica, psicologia entre outras.
Acompanhando o Comandante-Geral da PM, parficiparam da cerimônia o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho, o comandante de Policiamento da Capital II, coronel Juniso Honorato, entre outras autoridades civis e militares.
O que é o Programa TerPaz?
As Usinas da Paz fazem parte do programa TerPaz, criado pelo governador Helder Barbalho, para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). A Cabanagem foi o primeiro bairro a receber ações do Programa, que agora chega ao Icuí, em Ananindeua.
Com informações da Agência PA.