Os candidatos aprovados e classificados no concurso público de admissão ao Curso de formação de praças (CFP) e curso de formação de oficiais (CFO) da Polícia Militar iniciaram na manhã desta segunda-feira (17) as atividades programadas para esta semana. No CFP, mais de 3 mil alunos se apresentaram nos pólos distribuídos em todo Estado. Já no CFO, a apresentação ocorreu no Instituto de Ensino e Segurança do Pará (Iesp), localizado em Marituba.
Curso de Formação de Oficiais
A Academia de Polícia Militar (APM) "Coronel Fontoura", vinculada ao Departamento-Geral de Educação e Cultura (Degec), recebeu, cento e setenta e oito novos alunos habilitados para integrarem o CFO da PM. Após 21 dias de adaptação, os futuros oficiais, que exercerão cargo de chefia e liderança ao logo da carreira militar, deverão cumprir 100 dias de internato no IESP. Neste período, será transmitido o Programa de Formação de Valores - com lições acerca de valores como ética e disciplina -, em consonância com as disciplinas curriculares.
Familiares de alguns alunos foram autorizados para acompanhar a apresentação do primeiro dia no CFO e tirar dúvidas. "Acho que todos gostamos muito do que vimos e as expectativas são as melhores possíveis. Meu filho está determinado a seguir carreira na Polícia Militar, sempre se identificou muito com a Corporação, acha que é o perfil dele e agora, depois de ver de perto toda a estrutura, a gente está disposto a apoiar com todas as nossas forças", garantiu o senhor Mauro Teixeira, 52, funcionário público estadual e pai do aluno Mateus Teixeira, 25.
"Foi realizado todo um planejamento estratégico ao longo dos últimos meses, para garantir formação técnica e profissional de excelência para todos os 178 alunos, distribuídos em cinco pelotões. O curso terá duração de 18 meses e será realizado dentro de um espaço totalmente revitalizado com alojamentos e salas de aula climatizadas, e suporte tecnológico necessário para desenvolver o aprendizado", garantiu o Coronel Celso Machado, comandante da APM.
Também estiveram presentes no ato, o diretor da (Degec), Coronel Albernando Silva e o diretor do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Coronel (BM) Antônio Bentes.
Curso de Formação de Praças
Começou nesta segunda-feira (17), a semana de adaptação do CFP, onde os comandantes e instrutores possibilitam o primeiro contato do aluno com a vida militar, por meio da rotina castrense na unidade escola. Neste primeiro contato, lições básicas sobre os regulamentos são repassados para que os mais de 3 mil praças especiais já tenham um entendimento sobre como será a nova vida no militarismo, que se inicia a partir de hoje.
Em Belém, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), localizado no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, receberam em torno de 862 alunos previstos. Com o novo prédio recém-inaugurado, a unidade escola terá pela primeira vez a capacidade que comportar 20 pelotões.
Na próxima segunda-feira (24) iniciam as disciplinas presenciais e à distância do curso, que será dividido em três módulos e desenvolvido de forma simultânea em 25 pólos distribuídos em todo o Pará. Cerca de 2 mil instrutores devem ministrar as disciplinas da grade curricular do curso, que conta com disciplinas como policiamento ostensivo geral (POG), defesa pessoal, treinamento físico militar, tiro policial, gerenciamento de crise, entre outras.
Para o tenente-coronel Arthur Silva, Comandante de Cfap, a unidade escola busca ser referência no norte e nordeste no que tange ao ensino da praça policial militar e por isso vem se aperfeiçoando para elevar no nível de qualidade. A pesar do número expressivo de alunos, o Oficial garante. '' Vai dar certo porque a gente está trabalhando para de dê certo, e daqui a nove meses nós vamos entregar o melhor policial para a sociedade'', enfatizou o militar.
Além do Comandante do Cfap, estiveram presentes o subcomandante da unidade, major Rayol Paes e o Chefe do Corpo de Alunos do Cfap, major Adamus Vasconcelos.
O Curso de Formação de Praças ocorre no CFAP, em Belém, e em outros 24 polos distribuídos pelo estado:
Mosqueiro - 50 alunos
Santarém - 90 alunos
Monte Alegre - 45 alunos
Oriximiná - 45 alunos
Marabá - 137 alunos
Parauapebas - 90 alunos
Rondon do Pará - 45 alunos
Castanhal - 90 alunos
Santa Izabel - 90 alunos
Tucuruí - 135 alunos
Tailândia - 45 alunos
Conceição do Araguaia - 90 alunos
Redenção - 90 alunos
Paragominas - 135 alunos
Capanema - 90 alunos
Bragança - 90 alunos
Salinópolis - 45 alunos
Altamira - 135 alunos
Abaetetuba - 45 alunos
Barcarena - 90 alunos
Itaituba - 135 alunos
Soure - 90 alunos
Breves - 90 alunos
Xinguara/Rio Maria - 45 alunos
Texto: Sgt Josuelton Chagas e SD Matheus Soares - Ascom PM