O feriado de Carnaval terá policiamento intensificado nos locais mais procurados pela população que viaja para o interior com objetivo de visitar familiares, curtir as festas ou simplesmente descansar. Mais de cinquenta localidades do Estado vão receber reforço de policiamento durante o próximo fim de semana marcado pelo feriado nacional de Carnaval. A operação Carnaval Seguro 2022, deflagrada pela Polícia Militar, vai empenhar 835 policiais militares a mais nas ruas para dar suporte à segurança pública durante a folia, que será restrita aos parâmetros estabelecidos no Decreto Estadual Nº 2.044.
A Operação Carnaval Seguro 2022, vai ocorrer das 18h00 do 24 fevereiro às 10h00 do dia 03 de março, sendo que o emprego do efetivo de reforço fica sob a responsabilidade da unidade responsável pelo policiamento em cada município. Soure, Salvaterra, Abaetetuba, Marabá, Salinópolis, Paragominas, Bragança, Vigia, Barcarena, Marapanim e Curuçá, estão entre os municípios que vão ter reforço de policiamento, já que tradicionalmente recebem um número considerável de turistas nessa época do ano. As ações da PM poderão variar de acordo com o nível de risco em que o município se encontra. Os militares podem ser empregados para atuar tanto em ações de fiscalização quanto em ações de policiamento ostensivo.
Com a proibição do carnaval de rua, desfiles de blocos e escolas de samba em todos os municípios do estado, a PM irá atuar, principalmente, em apoio aos órgãos responsáveis pela fiscalização das vias para evitar a saída dos blocos e dos locais, onde as festas particulares estão liberadas para que os responsáveis pelos eventos garantam que sejam observadas todas as restrições impostas pelo decreto estadual em vigor.
Uma das principais preocupações dos órgãos de segurança durante os feriados prolongados está relacionada com as ocorrências nas estradas. A PM irá atuar de forma integrada com o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e com órgãos municipais de trânsito, para reforçar as ações preventivas, educativas e de fiscalização de trânsito, principalmente na segurança dos agentes durante a realização da Operação nos municípios do interior. Além disso, serão realizadas ações de barreiras nas estradas paraenses, com objetivo de evitar acidentes de trânsito durante o feriado prolongado, principalmente as ocorrências relacionadas a motoristas que conduzem seus seus veículos após ingerir bebidas alcoólicas.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, detalha a participação da Corporação, na operação Carnaval Seguro 2022, ação que envolve todos os órgãos responsáveis pela segurança pública no Estado. “Estamos enviando reforço de 835 policiais militares para, aproximadamente, 50 localidades no Estado, esses locais receberão policiais de acordo com a sua população e a previsão de turistas que são esperados no feriado. Os agentes irão, além de reforçar as ações de policiamento, atuar com os órgãos responsáveis pelas fiscalizações para garantir o cumprimento do decreto estadual que regulamenta as festas no período de carnaval. Além disso, vamos reforçar as fiscalizações nas estradas, realizando, em parceria com o Detran a Operação Lei Seca, nas vias de acesso aos balneários mais procurados nesse período, para tirar das estradas os motoristas que venham a dirigir após consumir bebidas alcoólicas para reduzir o índice de acidentes neste feriado de carnaval, explica o Comandante da PM.
Segurança na capital
Com o envio de policiais militares que atuam na capital para reforçar o policiamento no interior do Estado, uma preocupação frequente dos moradores é em relação ao policiamento na região metropolitana de Belém. Dúvida frequentemente demonstrada tanto pelas pessoas que decidiram permanecer na capital, quanto por aquelas que foram para o interior e ficam preocupadas com o risco de furtos a suas residências.
A Polícia Militar esclarece que grande parte dos agentes foram empregados na Operação Carnaval Seguro 2022, são militares que atuam no setor administrativo das unidades, portanto nenhuma das ações de policiamento, que são realizadas rotineiramente na região metropolitana, não sofrerá prejuízo algum relacionado ao número de agentes ou de viaturas. Conforme garante o Coronel Dilson Júnior.
“A População pode ficar tranquila em relação ao policiamento na região metropolitana durante o feriado de carnaval, apesar do número expressivo de policiais que serão enviados para o interior do Estado, grande parte desse policiais atuam na área administrativa, com isso podemos garantir que quem for permanecer na capital pode ficar tranquilo e programar o seu lazer que a PM vai estar presente. Não teremos diminuição no número do efetivo nem na quantidade de viaturas, as ações de policiamento continuarão a ocorrer de forma rotineira e contínua em toda região metropolitana de Belem”, explica o Comandante-Geral da PM.