Após quase 30 anos, o 25° Batalhão, localizado em Mosqueiro, volta a sediar um polo de formação de praças da PM, desta vez com 99 alunos que ao final de setembro estarão atuando no policiamento da ilha. Recebido pelo comandante da unidade, tenente-coronel Francisco Ferreira, comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, visitou o polo de formação, na manhã desta sexta-feira (25), e ministrou uma palestra aos futuros soldados.
A visita técnica ao polo de formação foi uma oportunidade de levar aos novos policiais orientações sobre as especificidades da carreira policial militar e conduta social adequada desses agentes, além de servir para apresentar a produtividade da PM, ressaltando a redução da criminalidade no Estado em comparação aos anos anteriores. No início do mês, o comandante da PM também esteve nos polos de formação em Salinópolis, Bragança e Capanema.
Os dois pelotões do CFP Mosqueiro são coordenados pelo major Renato Brandão, subcomandante do 25° BPM, que vê nos futuros soldados comprometimento e dedicação. "São pessoas bem capacitadas, com elevado grau educacional. Tanto os alunos quanto a própria sociedade mosqueirense está bastante feliz. Todas as sextas-feiras nós realizamos uma atividade física externa, um Corridão, pelas ruas da ilha. Os moradores ficam esperando os alunos correndo pelas ruas e eles se sentem até emocionados. É esse espírito de comprometimento e vibração que a gente tá levando junto dos alunos para formar com a maior qualidade possível aqui no nosso polo de Mosqueiro", explica o major.
Foi em um desses "corridões" que os alunos auxiliaram na apreensão de 140 pedras de oxi e 46 porções de pasta base de cocaína no bairro Maracajá. A ação ocorreu na última sexta-feira. Dois homens suspeitos de tráfico fugiram da tentativa de abordagem feita pela equipe de instrução do CFP Mosqueiro. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da ilha.