Cerca de 15 mil pessoas são aguardadas ao longo deste feriado de Carnaval pelos órgãos públicos estaduais e municipais na ilha de Mosqueiro, localizada a cerca de 65 quilômetros da capital, Belém. Para garantir a segurança do público, a Polícia Militar vai empenhar aproximadamente 100 policiais militares por dia na operação Carnaval Seguro 2022, lançada na tarde desta sexta-feira (25).
A principal novidade da folia este ano é a proibição de blocos de rua, trios elétricos e atrações carnavalescas em espaços públicos, sendo permitidos apenas os eventos privados com a exigência, para ingresso, de cartão de vacinação contra a covid-19. Os organizadores dessas festas são responsáveis pelo cumprimento das medidas, que serão fiscalizadas pelos órgãos competentes.
Também não está autorizada a permanência de carros de som automotivo em funcionamento na orla. O movimento na ilha terá atuação integrada da PM com o Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém.
Para dar suporte ao policiamento, serão empenhadas equipes do Regimento de Polícia Montada, motopatrulhamento do Comando de Policiamento da Capital II - “Falcão”, Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e policiamento ordinário, distribuídos nos pontos mais movimentados, como as praias e a Vila, destino certo dos visitantes neste período.
“Por ser um destino convidativo e próximo à capital, Mosqueiro vai receber bastante público. A integração estará funcionando e com certeza teremos um carnaval tranquilo, entregando para o turista um policiamento reforçado para que ele se sinta seguro e queira voltar nos outros anos”, explica o comandante do 25º Batalhão, tenente-coronel Francisco Ferreira.
Em Mosqueiro, a operação Carnaval se estende até a manhã da próxima quarta-feira (02). Além da ilha, cerca de cinquenta outras localidades do Estado vão receber reforço de policiamento durante este feriado.