Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Militar, por meio do Departamento-Geral de Operações (DGO), intensificou as ações ostensivas e preventivas em 52 localidades do Estado para garantir a segurança dos paraenses durante a operação Carnaval, que teve início nesta sexta-feira, 24 e se estenderá até o próximo dia 03 de março - "Quarta-feira de Cinzas"
Mais de 800 policiais militares que atuam na Região Metropolitana de Belém - essencialmente na atividade-meio (serviço administrativo) -, foram deslocados para atuarem de forma integrada com outros órgãos de segurança pública nos municípios com maior fluxo populacional durante o período de feriado prolongado.
"A população pode ficar tranquila em relação ao policiamento na região metropolitana durante o feriado de carnaval, apesar do número expressivo de policiais que serão enviados para o interior do Estado, grande parte desse policiais atuam na área administrativa, com isso podemos garantir que quem for permanecer na capital pode ficar tranquilo e programar o seu lazer que a PM vai estar presente. Não teremos diminuição no número do efetivo nem na quantidade de viaturas, as ações de policiamento continuarão a ocorrer de forma rotineira e contínua em toda região metropolitana de Belem”, explica o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
Somente para a Polícia Militar, foram investidos R$1.565.296,00 em diárias e gratificações para serem destinadas aos agentes de segurança pública visando garantir a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Além do reforço de 835 homens, a PM garantiu mais 34 viaturas, 32 motocicletas, 17 equinos do Regimento de Polícia Montada (RPMont), um guincho e duas ambulâncias.
Abaetetuba, Cametá, Bragança e Salinópolis na região nordeste do Estado; Marabá, Parauapebas e Paragominas, no sudeste; Soure, Breves e Ponta de Pedras, no Marajó; Oriximiná e Óbidos, no oeste paraense; além de outras localidades como Mosqueiro e Marudá foram destino de parte expressiva do reforço policial empenhado na operação Carnaval deste ano.
Somente para a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) - unidade responsável pela segurança em Salinópolis, onde estão situadas algumas das mais belas praias de água salgada do Pará -, foram deslocados 109 policiais militares para reforçarem ainda mais a segurança aos banhistas e moradores locais. Já que os tradicionais blocos de rua estão proibidos, por conta das restrições impostas pelo decreto estadual, que visa garantir as medidas de distanciamento social controlado.
"Durante a manhã, o reforço policial recebido de outras unidades está sendo empenhado nos principais corredores da cidade e praias da Corvina e Farol Velho. Já no horário de maior fluxo de veículos e pessoas, entre o final da tarde e o início da madrugada, nós atuamos com efetivo ainda mais reforçado, por meio de policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado na orla do Maçarico e área comercial de Salinas", frisou o comandante da 1ª CIPM, major Alberto.