A Polícia Militar, por meio do Departamento-Geral de Operações (DGO), apresentou, nesta semana, a produvidade das ações em que foi empregada durante a operação Carnaval Seguro 2022 - que foi realizada sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entre os dias 25 de fevereiro e 02 de março -, em mais de 50 localidades do Estado.
Somente para o carnaval deste ano, mais de 2 mil agentes de segurança pública reforçaram ainda mais as ações ostensivas e preventivas nas cidades com maior fluxo de pessoas. A Polícia Militar foi a instituição que empregou o maior quantitativo de homens, foram 835 no total.
O reforço expressivo de policiais militares nas ruas resultou na intensificação das ações ostensivas, com mais de 10 mil abordagens realizadas; e repressivas, com recaptura de foragidos, mais de 80 prisões realizadas e apreensões de entorpecentes, armas de fogo e veículos roubados.
Prevenção e Ostensividade
Na região metropolitana, a ampliação da operação 'Polícia Mais Forte' que já era realizada diariamente desde 2019, nos principais corredores da Grande Belém nos horários com maior fluxo de pessoas, compreendidos entre às 17h e 23hs, contou de forma inédita, com o suporte das operações 'Madrugada da Paz' e 'Contraturno' que são realizados durante a madrugada e início da manhã, respectivamente.
No interior do Estado, o reforço policial de militares de outras unidades garantiram a intensificação das ações integradas com outros órgãos de segurança pública nas áreas urbanas e rurais. Ao todo, foram realizadas 10.537 abordagens, sendo 873 delas em casas de shows, 2.332 a motos, 1.154 carros e 103 ônibus, além de 26 embarcações. O que demonstra que a PM paraense atuou de forma diversificada nas cidades, rios e rodovias estaduais.
Apreensões
O Departamento-Geral de Operações (DGO) da PM apresentou o infográfico com as apreensões realizadas pelos Coints (Comandos Operacional Intermediário) durante a operação Carnaval Seguro 2022, com destaque para o número de prisões realizadas, armas de fogo apreendidas e foragidos recapturados.
Durante os dias 25 de fevereiro e 02 de março foram realizadas 88 prisões e apreendidos 28 armas, sendo 12 delas, industriais, cinco caseiras e 11 brancas. Neste período a PM recuperou 13 motocicletas e três carros, apreendeu 1,690 quilos de entorpecentes e conseguiu recapturar 13 foragidos da Justiça.
Destaques
Entre os Comandos Operacionais Intermediários, o campeão de armas de fogo apreendidas foi o CPR III (Comando de Policiamento Regional III), com seis armas industriais e duas caseiras. A unidade é responsável pela segurança de vários municípios, entre os quais, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Vigia de Nazaré, Colares e Marapanim.
No quesito Recaptura de Foragido, das 13 pessoas que foram colocadas à disposição da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), nove delas foram apresentadas por militares que atuam no Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), sediado em Soure, no Marajó Oriental.