Foi realizada na manhã desta segunda-feira (07), a aula inaugural da 1ª turma de mestrado do Curso de Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia. O curso é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a Universidade Federal do Estado ( UEPA). As aulas serão ministradas no Instituto de Ensino de Segurança do Pará, com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC), da UEPA.
O Titular da Secretaria de Segurança Pública, Ualame Machado, O Comandante-Geral da PM, José Dilson Melo de Souza Júnior, O Diretor do (Iesp), representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil e da Universidade do Estado, participaram do evento. A aula magna foi ministrada pelo reitor da UEPA Prof. Dr. Clay Anderson Nunes Chagas, ele apresentou a palestra, Universidade e Segurança Pública: Diálogos entre teoria e prática na ação cotidiana institucional. Para o professor universitário, a parceria é benéfica tanto para as instituições quanto para a sociedade quanto para a sociedade. “Esse mestrado, é resultado de uma parceria entre a UEPA e os órgãos que compõem o sistema de segurança pública, Para a universidade é uma oportunidade de levar o conhecimento científico para além dos nossos muros, para as instituições representa uma capacitação para as pessoas que têm poder de decisão nas corporações. Por outro lado, a sociedade também ganha, pois com a capacitação esses servidores poderão prestar um serviço de maior qualidade”.
14 alunos estão aptos para iniciar a pós-graduação, entre eles oito Tenentes-Coronéis da Polícia Militar. Para o Comandante-Geral da Corporação, a PM será muito beneficiada com o retorno dos oficiais capacitados para aliar a experiência do serviço com o conhecimento científico a experiência do serviço militar, com a aplicação dos conhecimentos científicos adquiridos no curso. “Para a PM é fundamental para a corporação para que possamos entender o que podemos fazer uma Polícia diferente e melhor e para isso, temos que utilizar o conhecimento científico, não há Polícia moderna alheia ou dissociada do conhecimento científico. Por isso, nossos oficiais que foram aprovados após um exaustivo processo de seleção, com certeza ao final desses 24 meses de curso a gente vai ter novos mestres oficiais superiores da corporação prontos para aplicar o conhecimento científico para obter melhores resultados referentes aos resoluções dos nossos nós críticos”, finalizou o Coronel Dilson Júnior.
“Essa parceria entre a UEPA e os órgãos que compõem o sistema de segurança pública é benéfica para todos os servidores da segurança pública do pará, por meio dessa parceria está sendo iniciada hoje uma pós graduação stricto sensu com a titulação de mestrado, o primeiro da história no Iesp voltado exclusivamente para os agentes de segurança pública possam estar cada vez mais qualificados e capacitados, pois nossos servidores os nossos são o nosso principal ativo, nosso principal patrimônio e nada melhor que dar o conhecimento, o saber dá conhecimento para que eles possam tomar as melhores decisões em suas profissões” finaliza Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública.