Diferente da maioria dos outros estados do Brasil, o Pará vem apresentando uma redução expressiva no número de crimes violentos, no período que compreende os quatro primeiros meses deste ano. A posição de destaque é fruto de diversas ações que a Polícia Militar do Pará, em conjunto com os outros órgãos de segurança pública, vêm adotando para reduzir a criminalidade e garantir a paz para a população paraense.
De acordo com o Monitor da Violência do G1 houve uma queda de 24% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (VCLI) nos quatro primeiros meses deste ano (2020), comparado com o mesmo período do ano passado (2019). O Estado do Pará só ficou atrás de Roraima que teve uma redução de 33° e ocupou o primeiro lugar. Os números vão na contramão da maioria dos outros Estados do Brasil.
Segundo o Monitor da Violência, no Pará, em 2019, foram registrados 1036 assassinatos nos quatro primeiros meses. Este ano o cenário teve uma redução expressiva. Foram registrados 789 Crimes Violentos Letais Intencionais. A diminuição dos índices é reflexo de medidas importantes aplicadas pela Polícia Militar, que vem atuando com protagonismo nas ações de segurança pública.
Por meio da Operação Polícia Mais Forte, deflagrada desde o ano passado em pontos estratégicos de Belém e Região Metropolitana, a corporação conseguiu obter um aumento de 50% no número de viaturas existentes para atendimentos de ocorrência do Centro Integrado de Operações (Ciop). Este ano, além de receber o reforço das tropas do Comando de Missões Especiais (CME), a operação foi ampliada para o interior do Estado,
“Intensificamos as ações da Polícia Militar, atuando em integração com os órgãos de inteligência, com a Polícia Civil, com a própria Segup e também com o sistema penal. Essa integração nos permite ter informações importantes e as operações são planejadas de acordo com os resultados das investigações’’, comentou o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PMPA.
No ano passado, 530 novos policiais ingressaram nas fileiras da corporação para atuar nas ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo. Além disso, a PM recebeu o suporte de equipamentos ,coletes balísticos, viaturas, motocicletas, ambulâncias, armamentos e computadores.
A Corporação vem investindo também em treinamentos, cursos operacionais e capacitações, como o V Curso Operacional de Rotam, concluído em novembro do ano passado. A medida ocorre para aumentar o nível técnico da tropa.
Em março deste ano, período em que a pandemia de coronavírus ameaçava o país, a Polícia Militar do Pará sustou as férias de 916 policiais para que o efetivo atuasse no policiamento. Além disso, 150 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) passaram a realizar o estágio supervisionado, reforçando ainda mais o policiamento em Belém e região metropolitana.