Com a realização do segundo módulo do Curso de Supervisão Militar Educacional para policiais militares e equipe técnica dos colégios Raimunda Mota, localizado em Altamira, e Brigadeiro Fontenelle, em Belém, as unidades de ensino estão aptas para iniciarem as atividades relacionadas à supervisão Militar neste mês de março. Através dos estágios operacionais dos policiais, os trabalhos já foram iniciados em Altamira, no início do mês, e em Belém, no dia 14 de março.
Nas formações, que já contam com mais de 15 edições, incluindo as duas etapas, cerca de 200 profissionais participaram ativamente e contaram também com encontro com pais e responsáveis dos alunos em eventos que reuniram dezenas de famílias, que tiveram a oportunidade de conhecer e de se juntarem a este trabalho conjunto, focado no objetivo do projeto, que é a prevenção da violência e da criminalidade no espaço escolar, e a busca permanente de ter as escolas como espaços seguros da comunidade.
Importante lembrar que o Sume segue integrando segurança pública, família e escola na construção e cultivo de valores no exercício responsável de cidadania, além da melhora nos índices escolares, como é realidade nas escolas onde o projeto é, como por exemplo, os municípios de Marabá e Canaã dos Carajás.
Na coordenação geral do projeto, o tenente-coronel Leno Carmo destaca a importância das famílias para formação e acompanhamento dos seus filhos, a fim de que seja alcançado o resultado positivo do processo formativo do curso de Supervisão, que é composto de 90 horas de capacitação, somado ao estágio probatório dos militares na rotina escolar.
A formação do SUME se estabelece quando os policiais e professores das escolas refletem sobre a prevenção de conflitos, a legislação acerca de prevenção da violência nas escolas, o projeto Valores e Cidadania, o Manual do Aluno SUME e a construção das propostas de ações, além do plano de trabalho do SUME em cada escola contemplada.
A equipe do projeto Sume segue a agenda de treinamento e implantação para Canaã dos Carajás, que renovou o convênio com a PM até 2024, onde será dado encaminhamento para a efetivação do projeto nas localidades de Abaetetuba e Breu Branco, além de Tucuruí e outros municípios já em andamento com a efetivação dos convênios com a PMPA.
Informações: Tenente-Coronel Leno Carmo