A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira, 16, o 1° Paradão militar para integrar o efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG). Oficiais e praças que integram a Banda de Música, Gabinete do Comandante-geral (Gab Cmdo), Estado-Maior Geral (EMG), Ajudância-geral e Departamentos-gerais de Administração (DGA), Operações (DGO), Pessoal (DGP) e Educação e Cultura (Degec), entre outros departamentos, participaram do evento que deverá ser repetido, semanalmente, nas manhãs de quartas-feiras, no pátio de formatura do QCG, em Belém.
Depois de entoarem o hino do Pará e a canção da PM, os policiais militares que atuam na atividade-meio foram informados sobre as ações estratégicas realizadas pela instituição militar e os resultados expressivos no combate à criminalidade e à violência que foram alcançados nos últimos três anos. Um desfile da tropa representativa da PM marcou o encerramento da cerimônia.
Representando o Comandante-Geral da PM, o chefe do Estado-Maior Geral (EMG), Coronel Ronald Botelho foi quem presidiu o encontro, que teve como objetivos: Divulgar os principais atos e ações realizadas pelo Comando da Corporação em prol da sociedade paraense; Preservar a cultura e tradição da PMPA e principalmente, Incentivar a integração entre oficiais e praças da unidade.
"Assim como a tropa do Comando-Geral é empregada em operações preventivas como uma fração de reserva, é necessário resgatar os valores e tradições militares e preparar nossos policiais para que eles sejam capazes de atuar com garbo e vibração quando forem lançados em solenidades oficiais. Para isso, a tropa precisa estar condicionada e bem treinada para responder à altura aos comandos de ordem unida", frisou o Chefe do EMG, que avaliou como positivo o primeiro treinamento da tropa.
Para reforçar os incentivos à integração e congraçamento entre os militares, o Coronel Ronald Botelho falou que "oficiais e praças da unidade terão excelente oportunidade de se confraternizar e celebrar a vida no próximo dia 22 de abril, durante as comemorações pelo 1° Baile de Tiradentes da PMPA".