A Polícia Militar realizou, na manhã desta quarta-feira (23), seu segundo “paradão” militar, que faz parte do retorno da instituição às práticas das tradições militares. A cerimônia foi realizada na sede do Comando-Geral, em Belém, e presidida pelo coronel Marcelo Ronald Botelho, responsável pelo comando da PM na ausência do coronel Dilson Júnior, que viaja a trabalho.
Durante a solenidade, o coronel Ronald reforçou para a tropa a realização do Baile Tiradentes, previsto para ocorrer no dia 22 de abril para celebrar o Patrono das Polícias Militares do Brasil. O Baile é inédito e vai reunir oficiais e praças em um espaço de eventos localizado na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A festividade contará com duas atrações musicais regionalmente conhecidas e além de policiais militares da ativa inclui também os da reserva remunerada. Para adquirir ingressos e obter mais informações sobre a festividade, o policial militar interessado deve entrar em contato com a organização do baile, através dos números 99218-8973 ou 99147-4898.
O chefe do Estado-Maior também aproveitou a cerimônia militar para divulgar a pesquisa institucional, de iniciativa do Estado-Maior, acerca de um questionário avaliativo virtual. “É a oportunidade de o policial militar compartilhar suas impressões sobre a instituição”, explica o coronel Ronald. A pesquisa vai subsidiar a criação do plano estratégico da Polícia Militar a ser executado pela corporação nos próximos 4 anos.
De volta às tradições
A realização do “paradão” militar, uma vez por semana, foi estabelecida com o objetivo de retomar as tradições militares pela Corporação, que devido à pandemia ficou impossibilitada de realizar esse tipo de evento. A cerimônia é realizada em todas as demais unidades da PM, neste caso, a cada 15 dias, e também serve para que os comandantes possam repassar informações à tropa.