A Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira (28) a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em frente à unidade, localizada no complexo operacional da PM, no bairro do Souza. O evento marca o encerramento do ciclo de comando do Coronel Kleverton Firmino, que por anos liderou a unidade.
A partir de hoje, assume o Comando do Bope o Tenente-Coronel Adilson de Aquino. Nascido no dia 9 de fevereiro de 1977, o militar ingressou na Academia de Polícia Militar ‘’Coronel Fontoura’’ em 1997 e foi comandante de unidades como Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), e chefe de seções.
O Coronel Adilson de Aquino também coleciona cursos e condecorações, entre eles, o Curso de Operações Especiais, Curso de Operações de Choque, Curso Força Tática no Batalhão da Rota da PM de São Paulo e Curso de Ações Táticas.
Em seu discurso de despedida, o Coronel Firmino relembrou sua trajetória na unidade, dando ênfase para as conquistas alcançadas pelo Batalhão, que contribuíram para o combate à violência. ‘’Esse quartel é o grande responsável pela redução da criminalidade e o novo cangaço. Hoje, praticamente, estamos há um ano e três meses sem registro de assalto a banco’’, pontuou o Oficial.
O oficial também agradeceu a sensibilidade do Comando da Corporação, que transformou a unidade em Batalhão, e sempre esteve sensível às necessidades da tropa, além de citar o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Machado, que também sempre dispensou apoio necessário ao Bope.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Junior, fez o uso da palavra e, durante seu discurso, desejou sucesso para o Coronel Firmino nos seus novos objetivos. ‘’Parabéns Coronel Firmino pela missão cumprida no comando do Bope. Sucesso na próxima missão’’, estimou o Coronel Dilson Júnior. Além disso, o oficial comentou que espera que o novo comandante faça uma excelente gestão frente ao Bope.
Ainda durante sua fala, o Coronel Dilson Júnior relembrou que nos últimos anos o Bope segue se destacando na PM por ter realizado capacitações, adquirido o primeiro veículo blindado, comprado 5 fuzis sniper, inaugurado a casa de preservação da vida, além da aquisição de equipamento de visão noturna, capacete e escudo balístico.