Tecnologia, flexibilidade e conforto. Estes são alguns dos principais benefícios oferecidos à tropa da Polícia Militar com a chegada de 5.499 novos coletes balísticos que foram entregues nesta quinta-feira (7) pelo governador Hélder Barbalho, durante cerimônia que reuniu autoridades civis e militares no Palácio do Governo, em Belém. A aquisição dos novos equipamentos representa um investimento de R$ 7.587.640 milhões na segurança pública do Estado.
Além de serem mais flexíveis e confortáveis, os novos coletes também são 30% mais leves em relação aos que eram utilizados até 2018, e também possuem maior durabilidade, podendo ser usados com até seis anos de uso contínuo. Um a mais do que os coletes antigos, que precisavam ser trocados com cinco anos de uso, no máximo.
Durante o ato de entrega, o Governador do Estado verificou de perto a evolução tecnológica dos coletes balísticos usados nos últimos cinco anos e fez questão de fazer a comparação entre a nova versão e as quatro anteriores e comprovou que além de prática, a atual versão é mais leve e saudável para o exercício da atividade policial militar.
"Com essa remessa, completamos 18 mil coletes balísticos de alta tecnologia, testados à nível internacional e obedece à norma Nige 04, sendo mais leves e com possibilidade de uso de até seis anos com total eficiência e mais importante ainda, alcança a 100% da nossa tropa incluindo os alunos, que estão em período de formação. E sobre a aquisição desses equipamentos, é importante destacar que pelo menos 15 Estados da federação aderiram à ata de aquisição elaborada pela nossa equipe técnica de licitação de termo de referência da PMPA. Isso é motivo de orgulho e demonstra que o nosso pessoal é qualificado", destacou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
"Desde o primeiro momento, nós colocamos o tema da segurança pública como pauta central do nosso compromisso de mudar aquela situação caótica que o Pará vivia até o ano de 2018. E a entrega destes 5.499 novos coletes, somada à entrega de novos batalhões na região metropolitana e interior do Estado, aquisição de novas viaturas e novas pistolas, entre tantos outros investimentos, comprovam que estamos no caminho certo e nos levam agora a novos desafios", frisou o governador Hélder Barbalho, que fez questão de enaltecer o material humano da PM.
"Nós conseguimos garantir a equiparação do soldo do soldado ao salário mínimo, um feito histórico, que era aguardado há anos pelas nossas praças e que parecia ser algo impossível de conseguir. Agora o desafio é outro e maior ainda, que é o de conseguir atender à demanda dos cabos, sargentos e subtenentes na questão do escalonamento entre às graduações, que pra nós é questão fundamental", concluiu o chefe do executivo paraense.