A Polícia Militar do Pará (PMPA) iniciou neste mês as atividades da Supervisão Militar Educacional (Sume) na escola estadual Colégio Irmã Stella Maria, em Abaetetuba. Esta é a 5ª unidade de ensino atendida pelo projeto, que tem como objetivo a prevenção da criminalidade no espaço escolar e a transformação da comunidade em área segura.
Mais de mil alunos fazem parte do corpo discente da unidade Irmã Stella Maria, que está sendo coordenada pelo Tenente Adriano Silva. A Supervisão Militar iniciou suas atividades após a conclusão do segundo módulo de formação que foi realizado pela coordenação geral do programa, à frente o Tenente-coronel Leno Carmo e a equipe de instrutores do Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA (DGEC) e o estágio operacional, realizado na própria escola, totalizando com os dois módulos do curso, 90h de formação e estágio, condição obrigatória para os policiais que atuam na escola.
Outro destaque importante foi a reunião com os pais e responsáveis dos alunos, evento que contou com mais de 500 pessoas e que foi importante para informar às famílias o trabalho do Sume, bem como motivar estas famílias a acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos e assistidos, além de trabalhar os valores que serão discutidos na escola em cada casa, reforçando temas como: responsabilidade, dedicação aos estudos, honestidade, honra, amor à verdade, empatia, solidariedade e cultura de paz, por exemplo.
Com o início da rotina de atividades implantada, os alunos vem recebendo as primeiras instruções de ordem unida escolar, organização geral, deslocamentos por turma, apresentação pessoal, organização do batalhão escolar e outras ações que serão enriquecidas com a realização do projeto Valores e Cidadania, que será desenvolvido de forma transversal na escola e ainda a efetivação dos Clubes de Atividades, que são ações de contraturno para os alunos, como os clubes de defesa pessoal, português, matemática, música e esportes.
Tucuruí - Após a implantação do projeto em Abaetetuba, a equipe da Coordenação Geral do Sume seguiu para Tucuruí, onde foi feita a visita técnica na escola Manoel Carlos, onde cerca de mil alunos deverão ser atendidos no projeto local com previsão para início ainda neste primeiro semestre de 2022. Após a visita técnica na escola, a equipe teve reunião com o Prefeito de Tucuruí, Jones Galvão e depois foi recebida na Secretaria Municipal de Educação pela Diretora de Ensino, Vivian Rodrigues, onde foram ajustados pontos que estarão no convênio que será celebrado até o fim do mês de abril entre a Prefeitura de Tucuruí e a PMPA para a implantação do programa na rede municipal de ensino. Na ocasião, a equipe foi acompanhada pelo Tenente-coronel Jonildo, comandante do 13º Batalhão PM, de Tucuruí, e equipe de trabalho.
Informações: Tenente-coronel Leno Carmo