Cerca de 80 alunos acompanhados pelo projeto Supervisão Militar Educacional (Sume) participaram de uma visita ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), sediado no Aeroporto Internacional de Belém Júlio Cezar Ribeiro.
Durante a visita, realizada na última sexta-feira (8), os estudantes da Escola Cívico-Militar "Brigadeiro Fontenelle" conheceram a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pelos agentes de segurança estaduais que atuam nas funções aero policiais em todo o Pará.
Entrando nas aeronaves e simulando um voo no computador, as crianças, que nunca tiveram acesso a esses equipamentos, tiveram uma oportunidade especial.
De acordo com o supervisor do projeto, tenente Claudio Batalha, atividades como essa ampliam o conhecimento dos alunos sobre as instituições do sistema de segurança pública. "Essas experiências auxiliam na assimilação das matérias ministradas em sala de aula através da aplicação prática, em especial na área da aviação", explicou o oficial.
Iniciativa Militar
A Escola Cívico-Militar "Brigadeiro Fontenelle" possui atualmente 1.600 alunos, desde turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O recinto escolar fica localizado na Terra Firme, bairro que faz parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e cujos índices de criminalidade vêm diminuindo desde que a PMPA iniciou o projeto na escola.
Na escola, os alunos têm acesso aos conteúdos educacionais do Ministério da Educação paralelos às normas estabelecidas pelos colégios militares do Brasil, como fardamento diferenciado.
Colaboração de texto: Juan Azevedo - CB PM (Graesp)