Em apenas vinte dias, o 13º Batalhão da Polícia Militar, em Tucuruí, no Sudeste do estado, cumpriu seis mandados de prisão contra foragidos do Sistema Penal. As ações são fruto de constantes operações realizadas pela PM no município para coibir a criminalidade.
Entre os foragidos estão acusados de homicídio, duplo homicídio e roubo. Cinco deles foram apresentados na 15ª Seccional de Polícia Civil, em Tucuruí, mas um dos acusados resistiu à prisão e iniciou uma troca de tiros contra as polícias Civil e Militar. O homem foi atingido, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele teria participado do homicídio e decapitação de duas pessoas no início do mês de abril.
Para o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Jonildo Teixeira, os cumprimentos de mandados de prisão fortalecem a segurança pública da região. “Essas ações são de suma importância para Tucuruí e região, uma vez que, conseguimos retirar das ruas criminosos de alta periculosidade, evitando, assim, a perpetração de novos crimes. Além disso, com a recaptura dos foragidos e encaminhamento para o Sistema Penitenciário, temos a esperança da ressocialização deles para retornarem à sociedade”, explica.
O 13º Batalhão é sediado em Tucuruí, mas também atua em Breu Branco. Recentemente, o Batalhão inaugurou seu Centro de Capacitação e Instrução “Cabo Demétrio”, cuja estrutura totalmente renovada vai dar maior suporte à formação e aperfeiçoamento dos policiais que atuam na unidade. O município de Tucuruí também celebrou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que regulamenta a parceria entre a prefeitura do município e a Polícia Militar para a implementação do Projeto Supervisão Militar Educacional (SUME), da PMPA. Esse é o primeiro passo para a chegada das Escolas Cívico-Militares em Tucuruí, que será a 6ª cidade a implementar o projeto com o objetivo de proporcionar educação de qualidade e reforço escolar a parte dos alunos da rede municipal de ensino.