Durante toda a semana a Polícia Militar do Pará vem realizando diversos eventos para celebrar a passagem do Dia de Tiradentes, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, considerado o Patrono das Polícias Militares do Brasil. Como parte das celebrações foi realizada no início da manhã deste domingo (24), a VI edição da Corrida Tiradentes.
O evento contou com a participação de, aproximadamente, 1.100 corredores, entre policiais militares da ativa e da reserva remunerada, militares de outras forças e representantes da comunidade civil, que se inscreveram para encarar os 10 Km do percurso, nas categorias "Comunidade Masculino e Feminino"; "Militar, Masculino e Feminino"; "Pelotão" e 'Assessoria Esportiva". Este ano, a competição também contou com a participação de um deficiente físico e um deficiente visual.
Os três primeiros colocados subiram ao pódio para receber suas premiações. Os grandes campeões por categoria foram: Geral Masculino, Eduardo Costa da Silva; Geral Feminino, Aline Maria de Andrade; Policial Militar Masculino, 3° sargento Renato Teixeira; Policial Militar Feminino, major Wanessa Christina; na categoria Pelotão, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e na Assessoria Esportiva, PMPA Runners.
A VI edição da Corrida Tiradentes teve que ser adiada por dois anos por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A organização planejou um percurso que passa por diversos pontos turísticos e históricos da capital paraense. Além disso foi montada uma exposição com equipamentos utilizados pelas unidades do Comando de Missões Especiais (CME) e apresentação de cães do Batalhão de Ações com Cães, para que os competidores pudessem conhecer um pouco da atuação de cada Batalhão da PM.
"É uma grande honra poder realizar a corrida Tiradentes. Primeiro, pelo fato de ser o primeiro evento sem a obrigação do uso de máscara, após um período tão difícil por conta do novo coronavírus. Em segundo, pelo preparo de uma grande festa com direito a medalhas e outras atividades para animar os participantes. Além disso, escolhemos um percurso que possibilita a observação dos principais pontos turísticos e históricos da cidade", ressalta o coronel Francisco Celso Machado, comandante da Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, e responsável pela organização da prova.
Para os organizadores, o evento se caracterizou como um grande momento de união e reencontro, tanto para os militares que puderam rever amigos que não estão mais na ativa ou que atuam em outras unidades, quanto para civis que, aos poucos, começam a ver a normalidade de volta nas atividades em grupo.
O coronel Albernando Monteiro, chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC), atribui o sucesso da corrida a uma reflexão positiva do momento atual da sociedade paraense. "O êxito da corrida é uma demonstração de que a sociedade começa a se recuperar dos efeitos da covid-19, tanto para a tropa que permaneceu nas ruas, quanto para a sociedade que, aos poucos, vê a vida voltar à normalidade. Ficamos gratos ao ver centenas de pessoas, sejam militares da ativa ou da reserva remunerada e familiares, em conjunto com a comunidade neste grande momento de confraternização", finaliza o oficial da PM.