Após 45 dias de instruções, a Polícia Militar do Pará realizou na tarde desta quarta-feira (27) a solenidade de formatura do II Curso de Operações de Radiopatrulhamento (II CORP), no auditório do Quartel do Comando-Geral, no bairro Parque Verde, em Belém. Familiares e amigos dos formandos acompanharam o evento, que marca um momento importante para a vida profissional dos agentes .
A conclusão do curso foi marcada por discursos para os presentes e homenagens voltadas aos militares que tiveram bom desempenho e se destacaram no II CORP. Houve ainda o momento do posicionamento do brevê, que contou com a participação dos familiares.
Com uma carga horária de 302 horas, a 2ª edição do CORP foi voltada para oficiais e sargentos de diversos Comandos Operacionais Intermediários (Coint’s). Estão entre os 35 participantes, 4 guardas municipais e um oficial da Polícia Militar do Amapá. Os demais são policiais militares da Corporação Paraense.
O Curso é uma realização do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) e contou com instruções que abordaram direção tática, combate veicular, tiro policial, identificação de fraude veicular, doutrina de radiopatrulhamento, treinamento com instrumentos de Menor potencial ofensivo (Impo), atendimento pré-hospitalar, entre outras disciplinas.
Para aperfeiçoar o aprendizado e a absorção de conhecimento a partir de outras unidades militares que são referência no assunto, garantindo o intercâmbio entre as instituições, o curso contou com viagens de estudo para o Estado do Piauí, Goiás, Distrito Federal.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, fez o uso da palavra e parabenizou os formandos, destacando a importância da difusão do conhecimento e demais técnicas adquiridas no curso dentro das unidades militares. Além disso, o Oficial comentou sobre os benefícios e resultados do investimento na qualificação dos agentes de segurança pública.
‘’A gente consegue transformar nossa Corporação através do ensino e da capacitação continuada. Hoje, nós percebemos no dia a dia uma tropa da PM muito melhor capacitada. Ocorrências mais complexas sendo resolvidas com soluções da melhor qualidade’’, explicou.
Também participaram do evento o Coronel Ronald Botelho, Chefe do Estado-Maior Geral (EMG), Coronel Robinson Bezerra, Chefe do Departamento Geral de Administração (DGA), coronel Pedro Celso, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO|), além de outras autoridades civis e militares.