A Polícia Militar do Pará encerrou na sexta-feira (6) mais uma edição do Curso de Supervisão Militar Educacional para os policiais que atuam no projeto SUME, desta vez para o Colégio Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém e também para o Colégio Padre Pietro Gerosa, no bairro do Aurá em Ananindeua. O projeto será iniciado no final do mês.
62 policiais e cerca de 30 profissionais, entre professores, técnicos e a direção da escola Padre Pietro estiveram presentes na formação que abordou temas como objetivos, conceitos e metodologia do projeto SUME; Prevenção e Mediação de Conflitos na escola; Legislação aplicada à prevenção da violência na escola; Projeto Valores e Clubes de Atividades no SUME, Manual do Aluno da Supervisão Militar, além do planejamento elaborado por todos os presentes por meio de dinâmicas de grupo e estratégia de projetos em cerca de 30 horas de formação.
Policiais iniciarão o estágio supervisionado na escola Padre Pietro e na unidade Brigadeiro Fontenelle nesta quinta-feira (12), sendo os aprovados certificados para a atuação da Supervisão Militar nas escolas citadas.
Com 9 escolas onde o projeto está conveniado junto aos entes públicos municipais e estaduais, o projeto Supervisão Militar segue ainda para os treinamentos em Breu Branco, Tucuruí, a terceira edição na sequência para a RMB e depois no segundo semestre para localidades das demais regiões paraenses.
Para o Tenente-Coronel Carmo, Coordenador Geral do SUME, o Projeto de Supervisão Militar Educacional é um conjunto de possibilidades de integração. Visando a prevenção da violência e da criminalidade no ambiente escolar, aproxima e integra os policiais que atuarão na supervisão, os profissionais da educação que atuam nas escolas conveniadas, as famílias na participação efetiva e no acompanhamento na escolarização dos seus filhos e assistidos.
Segundo o Oficial, vale destacar as importantes contribuições de outros atores sociais, como entes públicos e a comunidade em geral que tem na escola um espaço de prevenção da violência, de segurança e de parceria em prol da formação e do fomento cada vez mais objetivo para o exercício da cidadania junto aos jovens e suas famílias.