Com objetivo de garantir a segurança da sociedade paraense e diminuir o número de homicidios na região metropolitana de Belém. A Polícia Militar tem intensificado o número de operações policiais com ações de Barreiras, Incursão, Saturação, realizadas para coibir ações criminosas como homicidios, latrocinios, roubos, furtos, tráfico de drogas e, principalmente e evitar atentados contra agentes da segurança pública.
Entre as ações a serem efetuadas estão a "Super Overlord", com ações preventivas e repressivas de segurança pública por meio de viaturas estrategicamente posicionadas em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. Também compõe a Impacto a operação "Polícia Mais Forte", com previsão de reforço do policiamento nas ruas e logradouros, permitindo a ocupação territorial dos espaços públicos. Outras ações são a operação "Contraturno", que consiste na realização de Pontos Base Estratégicos nas proximidades das paradas de ônibus e a operação "Duas Rodas" que vai intensificar as ações de fiscalização por parte dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e órgãos municipais, com enfoque nas motocicletas, para identificar, e retirar das ruas condutores ou veículos que estejam conduzindo alguma irregularidade.
Operação Impacto
A operação “Impacto”, foi deflagrada nas ruas da Região Metropolitana de Belém e em outros municípios do interior do Estado, O objetivo da operação, é intensificar as ações de policiamento ostensivo, permitindo maior e melhor acesso da população a serviços de segurança pública e fortalecendo a sensação de segurança. A Impacto é composta por cinco ações de policiamento ostensivo e tem participação da Polícia Civil do Estado, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Semob e Guardas Munipais dos municípios diretamente atingidos.
Ela consiste em ações de rondas ostensivas, pontos base estratégicos e abordagens, por meio das operações Saturação, Barreira e Incursão, essa última em conformidade com a mancha criminal de cada bairro. A operação terá atuação de diversas unidades da PM em diferentes modalidades de policiamento.
Operação Anjo da Guarda
A operação “Anjo da Guarda” é realizada com utilização do efetivo de folga da PM que foram convocados para permanecer de prontidão e são utilizados em ações que tem como principal objetivo proporcionar Segurança, através de ações de policiamento planejadas para fortalecer a rede de proteção, a todos os policiais da ativa e veteranos, além de integrantes de outras instituições responsáveis pela segurança pública no Estado.
Além dos policiais que estariam de folga, a ação tambem recebe o reforço de pelo de alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que estão iniciando a atividade de Estágio Operacional Supervisionado e estão participando do policiamento ostensivo acompanhados de monitores e militares com experiencia no serviço de rua.
A operação Anjo da Guarda foi iniciada pela Corporação a partir desta terça-feira (17), e, inicialmente, está prevista para se estender até o dia 24, assim como a operação Impacto.