O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, e a prefeita do município de Canaã dos Carajás, Josemira Raimunda Gadelha, assinaram, neste sábado (4), o Acordo de Cooperação para a construção de um Batalhão da PM no município. O ato de assinatura foi realizado durante a inauguração da primeira Usina da Paz de Canaã dos Carajás, com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho.
A gestão municipal será responsável pela construção e doação do prédio que vai abrigar a sede da PM no município. Já a Polícia Militar, vai estabelecer, em conjunto com a Prefeitura, ações de planejamento e emprego operacional, de interesse mútuo, relacionados à segurança pública do município e de outras localidades que podem ser incluídas na circunscrição da unidade policial. O prazo inicial previsto para a obra é de um ano a contar de junho de 2022.
Atualmente, o policiamento ostensivo em Canaã dos Carajás é executado pelo 23º Batalhão, que tem sede no município de Parauapebas, localizado a aproximadamente 70 quilômetros. Com uma sede mais ampla, adequada ao serviço policial e próxima da população canaãnense, a PM vai conseguir expandir as ações de policiamento e melhorar a qualidade do serviço prestado no município.