A Polícia Militar do Pará realizou na manhã desta segunda-feira (6) a aula inaugural do I Curso de Patrulha Rural com Ênfase em Georreferenciamento, no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Parque Verde, em Belém. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
O I Curso de Patrulha Rural surge com uma necessidade de adaptação para uma realidade de policiamento diferente que ocorre distante áreas urbanas. O curso será ministrado no município de Santa Izabel pelo 12º Batalhão da PM, unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III). As instruções serão ministradas no período de 6 a 16 de junho de 2020 com uma carga horária de 100 horas-aula, dividida em 9 disciplinas.
Ao todo, participam do curso 61 policiais militares do Pará, dois oficiais da PM do estado de Roraima e um inspetor da Guarda Municipal de Santa Izabel. O curso tem como objetivo capacitar os operadores de segurança pública para diversas dificuldades durante o serviço, garantindo o enfrentamento da violência no campo com o suporte de ferramentas modernas que auxiliam o trabalho da PM, com o mapeamento de propriedades rurais, levantamento de informações e outras técnicas importantes para subsidiar a atuação dos agentes.
O curso visa ainda aprimorar as técnicas e novos mecanismos de prevenção de ações criminosas nas áreas rurais, levando conhecimento tático aos policiais do ambiente rural, bem como aplicando as ferramentas tecnológicas para otimizar o policiamento nessas localidades e diminuir o tempo resposta.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Junior, durante o uso da palavra, destacou a importância do agronegócio para a economia do Brasil e justificou a necessidade do aperfeiçoamento da patrulha rural, que já era realizada anteriormente pela PM, mas de forma empírica. O Chefe da Corporação também ressaltou os benefícios da busca pelo conhecimento para o engrandecimento das ações da PM.
‘’É muito importante que a gente esteja evoluindo cada vez mais e trazendo novidades para Corporação, vislumbrando o que as outras polícias estão fazendo em termo de boas práticas e absorvendo o conhecimento que vai ser muito importante nesse caminho de redução da criminalidade'', comentou o Coronel Dilson Júnior
Também participaram do evento o Vice-Consul do Japão, Hideyuki Soto, o Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec), Coronel Albernando da Silva, o Chefe do Derpartamento Geral de Operações, Coronel Pedro Celso, além de outras autoridades civis e militares.