A Polícia Militar adquiriu mais 811 pistolas Beretta, calibre .40, por meio de um contrato assinado na tarde desta quinta-feira (9) pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior. A estimativa é que, até o fim de 2022, a PM receba as 4.310 novas pistolas já compradas, dotando a tropa de equipamentos modernos e seguros para aprimorar a atuação policial nas ruas.
O processo licitatório para a aquisição das novas pistolas para a Polícia Militar do Pará foi concluído em 2021. No mesmo ano, a instituição estabeleceu contrato para a aquisição de 2.500 pistolas, com recursos do Tesouro do Estado, e comprou outras 999, via convênio com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Com as 811 pistolas adquiridas nesta quinta, por meio de convênio com o Ministério Público do Estado (MPE), a PMPA soma 4.310 novos armamentos de porte, calibre .40, que devem estar disponíveis para a instituição até o segundo semestre de 2022.
“Esse processo licitatório internacional para a aquisição de pistola .40 é considerado o maior já feito pela Polícia Militar do Pará até hoje, representando um marco histórico na modernização do processo de aquisição pela corporação. A empresa vencedora é referência mundial e tem armamentos usados por várias forças especiais”, explica o chefe do Escritório de Projetos da PMPA, tenente-coronel Jeanderson Saraiva, responsável pelos convênios e contratos com recursos extraorçamentarios celebrados pela PMPA.
A substituição do armamento atual pelo novo será gradual e vai atingir toda a tropa.