Para coibir delitos e orientar a população, militares do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 6º Batalhão (6º BPM) realizaram nesta quinta-feira (9) a operação “Rede de Proteção”, intensificando as visitas técnicas a locais com grande concentração de pessoas em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém.
Os policiais do GPA visitaram Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), instruindo os agentes responsáveis pelos locais sobre a identificação e como agir quando observarem alguém que ameace a segurança das pessoas ali. Os militares também forneceram contatos de emergência para casos de violência e outros delitos que necessitem do apoio da PM.
A equipe ainda visitou escolas estaduais e municipais da área do 6º Batalhão, prestando apoio aos docentes e estudantes.
Sobre o GPA
Presente em diversos Batalhões da PM, o Grupamento de Prevenção Ativa é responsável por realizar ações preventivas com a comunidade, como reuniões, visitas comunitárias de prevenção, visitas técnicas de segurança, além de atuar nos colégios através das instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Iniciativas comunitárias para as Escolas.
O trabalho do GPA é feito por policiais militares capacitados como promotores em prevenção ativa, que realizam ações de policiamento de proximidade e atendem solicitações de moradores nas circunscrições de suas respectivas unidades operacionais, aproximando a população da Corporação.
Esses agentes também realizam o levantamento da mancha criminal, identificando quais são as áreas com maior incidência de crimes e repassando esses dados para o Núcleo de Estatística de Análise Criminal (NEAC), auxiliando o planejamento de ações para intensificar o policiamento ostensivo em locais mais perigosos.