Nesta sexta-feira (10), a Polícia Militar celebrou o encerramento das 1ª e 2ª fases da Capacitação em Primeiro Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, voltadas ao policiamento de 1° esforço. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-geral, coronel Dilson Júnior, e marcada pela certificação de 80 policiais militares de várias unidades. Eles concluíram com êxito o curso, que já atingiu 957 agentes e representa um investimento de R$ 335.137,66.
Além dos formandos de mais um curso de capacitação continuada, oferecido pela instituição militar - o 127° desde 2019 -, quem também esteve presente foi a deputada estadual Nilse Pinheiro (professora Nilse), que viabilizou a captação de recursos para atender à demanda do Departamento-Geral de Operações (DGO) e Departamento-Geral de Educação e Cultura (Degec).
Equipes técnicas das duas unidades da PM verificaram a necessidade de proporcionar, de forma preventiva, conhecimentos e técnicas de acolhimento humanizado aos policiais militares que atuam no primeiro esforço e que, geralmente, são os primeiros a terem contato com a mulher agredida pelo companheiro, ou em situação de perigo iminente.
"Conhecimento é o que transforma a vida da sociedade, transforma a vida das pessoas e eu não vejo outra forma de transformação social que não seja investir em conhecimento. E ao ver vocês receberem esses certificados, que correspondem às duas primeiras fases do projeto, eu posso ter certeza que estão preparados a realizarem atendimento humanizado de fato, e que as mulheres não serão revitimizadas", declarou a deputada Nilse, que atualmente, é Promotora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
"Estamos investindo na capacitação dos agentes com quem a mulher, vítima de violência doméstica e que está em situação de vulnerabilidade, vai ter o primeiro contato. Por isso a expectativa é que a capacitação chegue a cem por cento dos nossos 18 mil policiais militares. Essa é uma das ações que a Polícia Militar tem desenvolvido, de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, visando diminuir os casos de feminicídio e violência doméstica no Pará", frisou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
A Capacitação em Primeiro Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar será executada em quatro fases. Duas delas foram finalizadas nesta sexta-feira: Sede dos Comandos de Policiamento Regional (CPRs) e Capital e Região Metropolitana de Belém; restando apenas as unidades subordinadas aos CPRs e por último, a modalidade de Ensino à Distância (EAD), que será disponibilizado para todos os integrantes da PM.