A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Pessoal (DGP), realizou na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Comando Geral, em Belém, a aula inaugural do 1º curso de Identificador da Polícia Militar. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior e contou com a presença de oficiais e praças da Corporação.
O I Curso de Identificador Policial Militar (I CIDTPM), desenvolvido pela Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Pessoal, Terá a duração de 37 dias e tem por finalidade capacitar, treinar e formar policiais militares em Técnicas de Identificação, habilitando-os como Identificadores Policiais Militares. Estes militares serão responsáveis pela emissão, controle e eliminação de identidades do efetivo ativo e inativo de nossa Instituição, conforme preceitua o Regulamento de Serviço de Identificação da Polícia Militar do Pará.
O curso funcionará na modalidade presencial, sob a supervisão geral do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) e a Direção Geral do Departamento Geral de Pessoal da PMPA (DGP), Será ministrado por instrutores da PM com formação na área de Identificação. e contará com a colaboração do 1º Tenente EB Wilson Costa Peixoto, chefe do gabinete de identificação do Exército Brasileiro (EB) e do Diretor de identificação da Polícia Civil, Jorge Almeida.
Com carga horária de 144 horas-aulas, divididas em 05 (cinco) módulos e estágio supervisionado. A previsão é que o curso ocorra entre os dias 13 junho a 19 de julho de 2022, ofertando 20 vagas que foram divididas da seguinte forma: duas vagas para o CPR I (Santarém); duas vagas para o CPR II (Marabá); duas vagas para o (CPR V (Redenção); duas vagas para o CPR VIII (Altamira) duas vagas para o (CPR X) (Itaituba) e dez vagas do Departamento Geral de Pessoal, em Belém.
Para o Chefe do DGP, Coronel Fernando Alberto Bilóia da Silva, o Curso vai desafogar as ações do Setor de Identificação que atualmente atua apenas na capital. “É com muita satisfação que estamos iniciando o I Curso de Identificador Policial Militar, um curso inédito e inovador que vai atender as demandas de identificação e emissão de cédulas de identidade, principalmente no interior do Estado, onde as equipes de identificação não atuam de forma permanente. Após a formatura dessa primeira turma, entre outras melhorias, iremos evitar que o militar que atua no interior do Estado, que ainda precisa se deslocar até a capital para trocar de identidade”, ressalta o Coronel Fernando Bilóia.
“Com esse curso a instituição vai conseguir assistir a todos os Comandos de Policiamento Regionais, levando o conhecimento técnico, com a capacitação dos nossos agentes, além da aquisição de todo equipamento necessário no intuito de suprir a alta demanda recorrente de troca ou emissão de cédulas de identificação, relacionadas diretamente às promoções de oficiais e praças, passagem para a inatividade na condição de veterano, ingresso de alunos nos cursos de formação de praças, entre outros não menos importantes”, finaliza o Coronel Dilson Júnior.