Foi concluído na manhã desta segunda-feira (20) o I Curso de Patrulha Rural com Ênfase em Georreferenciamento, que capacitou 56 agentes de segurança pública para atuarem nas mais diversas áreas rurais com o entendendo suas complexidades. A solenidade ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar, no bairro Parque Verde, em Belém.
Dos 64 alunos matriculados no curso, 56 deles concluíram com êxito as instruções e estão qualificados para desempenhar as atividades operacionais da Corporação nas áreas distantes dos centros urbanos, por meio do conhecimento técnico adequado à realidade de moradores do campo, produtores rurais e demais personagens deste cenário, que também necessitam da presença da PM.
Durante o evento, os três primeiros colocados no curso tomaram posição de destaque e foram premiados pelo bom desempenho e dedicação durante as instruções. Além disso, foi exibido para todos os presentes um vídeo que mostrou os melhores momentos do curso e um resumo de tudo que foi vivenciado pelos agentes nos últimos dias.
O I Curso de Patrulha Rural surgiu a partir da necessidade de adaptação da PM para uma realidade de policiamento diferente, que ocorre distante áreas urbanas. O curso foi ministrado no município de Santa Izabel pelo 12º Batalhão da PM, unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III). O curso teve uma carga horária de 100 horas-aula, dividida em 9 disciplinas.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, durante discurso, parabenizou os agentes pela conclusão, destacando a importância de obter o conhecimento necessário para aperfeiçoar a atuação da PM nas áreas rurais, garantindo além de outros aspectos, a preservação das atividades econômicas nessas áreas. ‘’O agronegócio precisa ser assistido à nível de segurança pública. O discurso de deixar a cargo do produtor rural sua autodefesa não prospera’’, enfatizou o Oficial.
Também participaram da solenidade o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Celso, Chefe do Departamento Geral de Administração (DGA) Coronel Robinson Bezerra, Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) Coronel Albernando Monteiro e o Comandante do 12º Batalhão, Tenente-Coronel Augusto Guimarães.