Tropas do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar deflagraram, nas primeiras horas desta quarta-feira (29), a operação "Arthur Bernardes Km 14", para a reintegração de um terreno localizado no na rodovia de mesmo nome, localizada no bairro do Tapanã, em Belém. A operação transcorreu dentro da normalidade e foi concluída no final da manhã.
O mandado judicial de reintegração de posse foi expedido pela juíza Márcia Cristina Murrieta, da 7ª Vara Cível e Empresarial de Belém. As famílias que ocupavam a área de 2.100m² foram judicialmente notificadas dias antes da operação para que pudessem ter tempo hábil de deixar a área de propriedade privada. Os materiais dos ocupantes foram encaminhados para locais por eles indicados e não houve registro de ocorrência durante a operação.
Oficiais de Justiça deram cumprimento ao mandado judicial com apoio de 57 militares do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Ações com Cães (BAC), Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) e uma equipe médica do Corpo Militar de Saúde da PM. Também participaram da operação a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a empresa de energia elétrica Equatorial.