A Polícia Militar do Pará, por meio do Estado Maior-Geral (EMG), deu início à Operação Veraneio do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM), na manhã desta segunda-feira (4), no município de Conceição do Araguaia, sudeste do Estado. Nesta primeira quinzena, a equipe do programa vai percorrer ainda os municípios de Redenção, Xinguara e Parauapebas.
Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeuta e capelão da PM vão oferecer atendimento para os militares e seus dependentes. O principal objetivo da ação é garantir acolhimento biopsicossocial e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Corporação, com foco na tropa do interior do Estado, que tem uma dificuldade maior de se deslocar para a Capital.
A major Ilca Patrícia Cardoso, fisioterapeuta do quadro de oficiais de saúde da PM e supervisora operacional do PAS PM, comentou sobre a estratégia do programa. “Além de oferecer os atendimentos, nós iremos fazer um rastreamento epidemiológico, que é traçar um perfil do que está adoecendo esse militar em cada município, a fim de traças futuras ações”, destacou a Oficial.
Nesta primeira quinzena, serão contemplados o Comando de Policiamento Regional II e V. O programa vai atuar na questão preventiva, promovendo saúde física e mental, por meio de assistência médica, psicológica e religiosa.
Ainda de acordo com a Major Ilca, a estimativa é que, durante os dias de atendimento, serão ealizados 249 atendimentos. Porém, o número deve ser maior uma vez que, segundo a oficial, em razão dos militares levarem seus dependentes, esse quantitativo deve ser ainda maior.
A carreta itinerante do programa foi reestruturada e equipada para oferecer um ambiente climatizado, com o suporte necessário para realização dos atendimentos, de modo a garantir um maior conforto durante a prestação dos serviços. A estrutura conta com ambulatório de fisioterapia, oftalmológico, clínica médica e dois ambulatórios de odontologia.
Além dos serviços de saúde, durante o PAS PM, estão sendo divulgados para a tropa o Projeto Caminho e seus benefícios, bem como a importância de contribuir com o Fundo de Saúde da PM (Funsau) e suas vantagens. Além disso, representantes do Departamento Geral de Pessoal (DGP) estarão realizando a emissão de carteira de identidade, e militares do Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP) da PM estão realizando serviços ligados ao centro.