Em ato realizado no Almoxarifado Central da PM e presidido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, foi realizada na manhã desta quinta-feira (07), a entrega do primeiro lote de pistolas .40, adquiridas pelo governo do Estado junto à fábrica italiana Beretta. Uma equipe da Polícia Militar chefiada pelo Coronel Sérvio e por membros da empresa responsável pela produção e entrega dos armamentos.
As armas são da empresa Beretta, fabricadas na Itália e oriundas do processo de licitação internacional, iniciado em 2021. O modelo APX Full size da Beretta é considerado uma das melhores pistolas do mundo, além disso, a PM também adquiriu 18 fuzis modelo ARX 200. Neste primeiro lote foram entregues 999 pistolas, de um total de 6810 armamentos que já foram adquiridos pelo governo do Estado e tem previsão de entrega até o final do ano de 2022.
Agora todo o armamento será encaminhado para o Exército Brasileiro que é responsável pela conferência e registro das armas e a este procedimento a PM irá iniciar a capacitação, primeiramente dos armeiros que são os militares responsáveis pela manutenção dos armamentos da corporação e posteriormente o treinamento para que os policiais adquiram habilidade para manusear as armas de forma segura.
“Hoje temos a oportunidade de colocar à disposição da nossa tropa um armamento de ponta a nível mundial. A pistola APX Full size da Beretta é uma das melhores pistolas do mundo. O nosso efetivo hoje é de aproximadamente 18 mil policiais e já finalizamos a compra de 6.830 novas pistolas que serão entregues até o final de 2022, agora iniciaremos o treinamento da tropa para que possam aprender a montar e desmontar a pistola e fazer a manutenção básica e, após isso, ir para o estande de tiro finalizar o treinamento, somente após todo esse processo, ela será colocada à disposição da tropa nas atividades operacionais, explica o Comandante-Geral da PM.