Ponta de Pedras, na Região do Marajó, registrou um fim de semana tranquilo para os veranistas e moradores que estiveram na cidade. O clima de diversão e descanso foi possível graças ao reforço policial garantido pela operação Verão Seguro 2022, implementada pela Polícia Militar.
A praia da Mangabeira, ponto preferido dos veranistas, concentrou grande parte do policiamento empenhado na operação da Polícia Militar, que mesmo com a presença de um público maior conseguiu promover um fim de semana sem registro de situações graves. “Tivemos apenas ocorrências contornáveis. O objetivo é propiciar aos aos veranistas o direito fundamental ao lazer, ao direito de ir e vir, e com isso, automaticamente, o direito ao trabalho dos comerciantes do município”, enfatizou o comandante da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Kojak Santos. Para ele, a tranquilidade do fim de semana ocorreu graças ao empenho do efetivo da 20ª CIPM e ao apoio logístico do Departamento-Geral de Operações (DGO), que propiciou mais 12 policiais de Belém para reforçar o policiamento em Ponta de Pedras, principalmente na praia da Mangabeira. “Isso tudo nos leva a uma avaliação bem positiva”, complementou o oficial.
Com a programação do verão, organizada pela Prefeitura Municipal, a PM atuou por meio de policiamento ostensivo e preventivo a pé durante os eventos que atraíram o público. Os militares também atuaram em ações de fiscalização, coibindo, por exemplo, a circulação de garrafas de vidro em locais de grande fluxo, conforme Lei Municipal, e orientando crianças e jovens quanto ao uso de cerol e linha chilena, materiais vedados pela Lei Estadual nº 9.597. “Nós coletamos e apreendemos esse material cortante, haja vista que põe em risco a vida de banhistas, principalmente crianças. Muitas vidas podem ser salvas com essa atitude simples de fiscalizar o uso do cerol”. Além das crianças e adolescentes, a PM também levou a ação educativa aos responsáveis, que podem e devem auxiliar na fiscalização desse tipo de material. “Os brincantes se mostraram bastante compreensivos e a gente espera que esse pensamento cauteloso e preventivo se multiplique na comunidade”.
Para o trabalhador autônomo, Antônio Pontes, 56 anos, a presença policial na praia torna-se um atrativo turístico. “Eu percebi que a segurança se tornou mais presente nessa época do ano, o que é muito importante, para que as pessoas possam vir de outras regiões. Agora eu posso trazer as crianças e toda a família para ficarem à vontade”, avalia o veranista, que atualmente mora em Santarém.
De acordo com o major Kojak, as ações permanecem ao longo do mês e devem ser intensificadas. “Neste segundo fim de semana, conseguimos prender quatro pessoas por tráfico de entorpecentes e apreender 100 porções de oxi. A Polícia Militar vai continuar nesse trabalho em todas as frentes nos próximos finais de semana e, a partir de agora, já foram identificados pontos sensíveis e demandas
a serem fortalecidas para que possamos proporcionar um veraneio de maior segurança aos banhistas que vêm se divertir, bem como aos comerciantes, que precisam dessa renda”, conclui o comandante da 20ª CIPM.