A Polícia Militar organizou um grande esquema de policiamento para garantir a segurança durante as celebrações dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Em Belém, além do tradicional desfile que voltou a ser organizado, nesta quarta-feira (07), pelo Comando Militar do Norte (CMN), após dois anos de interrupção por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, também estavam previstas manifestações da sociedade civil.
O objetivo principal da ação foi garantir a tranquilidade do público que foi prestigiar as apresentações das instituições militares e religiosas, órgãos do sistema de segurança pública estadual e federal, e escolas municipais e estaduais da região metropolitana de Belém. A tropa atuou em todo o trajeto do desfile, nas áreas próximas e nos setores de dispersão do público. Além disso, a PM também atuou em locais estratégicos, escolhidos previamente, por meio de levantamentos do Centro de Inteligência (CInt), para evitar possíveis fechamentos de vias e congestionamentos.
A PM destacou um efetivo com mais de dois mil policiais militares das unidades operacionais da Região Metropolitana, Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Especializado (CPE), e militares que atuam no setor administrativo da corporação, eles foram divididos em diversas modalidades de policiamento, sendo 970 policiais militares a pé, 239 viaturas, 42 conjuntos de policiamento montado, quatro pelotões de Choque, 115 motocicletas e duas ambulâncias.
“Nossa operação está nas ruas desde o início da madrugada para garantir que todas as ações que foram planejadas sejam realizadas com êxito. Estamos com uma tropa com mais de dois mil militares para garantir que os três grandes eventos que foram programados para o mesmo horário no mesmo bairro, ocorram da melhor forma possível. Até o momento, estamos finalizando o desfile militar, o grito dos excluídos e a carreata dos movimentos de direita sem nenhum registro de ocorrencias de grande repercussão”, explicou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.