A Polícia Militar do Pará realizou, na manhã desta quarta-feira (28), homenagem solene em memória de seu Patrono, Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura (Coronel Fontoura), no Cemitério Municipal de Santa Izabel, em Belém. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, contando com a presença de Oficiais e Praças da PM.
O Coronel Fontoura foi o comandante da tropa paraense empregada na 4ª expedição das forças policiais na Guerra de Canudos, no sertão baiano, e que marcou o início da vitória dos militares contra insurgentes da República, liderados por Antônio Conselheiro, no ano de 1897, depois de três expedições fracassadas, sem a participação da Brigada do Norte.
A solenidade foi iniciada com a Canção da Polícia Militar, entoada pela Banda de Música; logo depois, a Guarda Fúnebre, composta por Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da APM "Coronel Fontoura", executaram a tradicional salva de tiros. O diácono Moisés, da Capelania da PM, realizou a benção ao mausoléu do Coronel Fontoura e transmitiu palavras de reflexão aos presentes.
Os militares também realizaram um minuto de silêncio em memória do Coronel Fontoura e dos militares mortos em 2022, no estrito cumprimento do dever legal e, para marcar o término do evento, o Coronel Dilson Júnior fez a aposição da coroa de flores no túmulo do Patrono da Corporação, realizando as últimas homenagens.
"Que possamos manter viva nos anos vindouros, a memória do Coronel Fontoura e de todos aqueles que lutaram, derramaram o sangue e doaram suas vidas em prol da sociedade paraense", frisou o Coronel Dilson Júnior.