Para dar suporte à segurança durante o Círio 2022, o governador Helder Barbalho entregou, nesta sexta-feira (7), a estrutura onde funcionará temporariamente o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A base montada na esquina da avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiuva tem visão estratégica da passagem da procissão principal do Círio 2022 e vai otimizar as tomadas de decisão integradas, diminuindo assim o tempo de resposta para a sociedade. A estrutura será usada como suporte para o videomonitoramento dos fiéis, turistas e colaboradores durante a festividade nazarena e para o registro de boletins de ocorrência em caso de alguma eventualidade.
"Depois de dois anos com o Círio impactado pelos efeitos da pandemia, a gente retoma o evento, como é costume, com toda a presença do público. Mais de 6.500 policiais serão empregados no dia do Círio, além da transladação e as romarias em geral. A PM, integrada com os demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública, está preparada para o maior círio da história", explicou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior. Ainda de acordo com ele, a entrega da unidade móvel será fundamental para a segurança do Círio. "O CICC Móvel é um dos nossos postos de controle, teremos outros ao longo da procissão principal, em que o policial militar ficará numa posição mais elevada. Com isso tem a perfeita visão do que está ocorrendo e de lá ele pode acionar o reforço. Tudo será coordenado aqui pelo Centro de Comando e Controle”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
Também participaram do ato de entrega o titular da Segup, Ualame Machado, o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e demais responsáveis pelos órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense.
A procissão principal do Círio de Nazaré será realizada no próximo domingo e deve levar milhões de fiéis às ruas de Belém.