Para garantir a segurança dos romeiros durante a Trasladação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que é considerada a segunda maior romaria do período Nazareno, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) organizou um grande esquema que vai contar com a participação dos órgãos responsáveis pela segurança pública: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica (PC), entre outros. Em um percurso de 13 quilômetros, os fiéis conduzem a berlinda para a Igreja Da Sé para o início do Círio de Nazaré, na manhã do domingo (08).
A Polícia Militar disponibilizou um efetivo com mais de 500 agentes de várias unidades da Região Metropolitana, que foram empregados nas diversas modalidades de policiamento executadas pela Corporação, como o policiamento a pé, motorizado, motopatrulhamento, conjuntos de cavalaria, todos orientados para atuar de acordo com as particularidades específicas apresentadas por cada ponto do percurso da procissão.
O comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), responsável pela coordenação do policiamento na Trasladação, Coronel Orlandino Bastos, ressalta que a PM realizou um grande planejamento para que a população possa participar da romaria com toda segurança.
"A população pode vir participar da Trasladação, pode pagar a sua promessa e exercer a sua fé com tranquilidade. A Polícia Militar está com um efetivo de mais de 500 militares distribuídos pelo percurso da procissão e nas ruas adjacentes, prontos para garantir a segurança dos fiéis", explica o oficial da PM.
O policiamento reforçado continua nesse domingo, quando os romeiros saem às ruas para celebrar a maior procissão do Círio, seguindo da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré.