A procissão principal do Círio de Nazaré, maior festividade católica do Brasil, teve participação de, aproximadamente, 1.100 policiais militares neste domingo (9), em Belém. A PM atuou integrada aos demais órgãos de segurança para dar tranquilidade aos fiéis que retornam às ruas da capital após dois anos de suspensão da festividade em decorrência da pandemia da covid-19.
Ao longo da procissão, que teve início na Catedral da Sé, passando pelas avenidas Portugal, Presidente Vargas e Nazaré, o policiamento fixo a pé foi empenhado em meio ao público, nas transversais, nas ruas próximas ao trajeto da romaria, nas plataformas de observação montadas ao longo do percurso, e também no atrelamento e preservação da corda. Policiais também atuaram no motopatrulhamento e nas rondas com viaturas quatro rodas, tudo para garantir a segurança dos romeiros e turistas. Vale lembrar que o policiamento externo ao perímetro do Círio de Nazaré não ficou prejudicado, já que boa parte dos policiais escalados cumpriu serviço extraordinário, atuando durante a folga.
Ocorrências
Nenhuma ocorrência de grande proporção foi registrada pela Polícia Militar durante a procissão principal do Círio 2022, mas no período da manhã deste domingo um homem foragido do sistema penal foi recapturado após ser flagrado sem a tornozeleira de monitoramento eletrônico. Ele foi conduzido para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Já na Trasladação, realizada na tarde e noite de sábado (7), a PM apreendeu nove celulares furtados após verificar a denúncia de uma das vítimas. Um homem e uma mulher foram detidos e conduzidos para a Seccional de São Brás, onde os celulares foram apresentados. Também no sábado, durante a Festa da Chiquita, um homem foi detido na praça da República após comprar produtos utilizando cédulas falsas. O suspeito e o dinheiro falsificado encontrado com ele, totalizando R$2.770,00, foram apresentados na delegacia da Polícia Federal.
“Nossa avaliação é positiva, tivemos poucas ocorrências de relevância, o que demonstra que a prevenção tem sido muito eficaz”, pontua o coronel Getúlio Rocha, comandante de policiamento da Capital I e oficial à frente da operação Círio 2022.
A procissão do Círio foi encerrada por volta das 11h45, com a chegada da procissão ao Complexo Arquitetônico Nazaré (CAN). A imagem foi recebida pela guarda de honra formada por lanceiros do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar, órgão que permaneceu com o policiamento até a dispersão do público.
A operação Círio 2022 teve início no dia 3 de outubro e se estende até o dia 24 do mesmo mês, garantindo o policiamento de todos os eventos que compõem a programação oficial do 230º Círio de Nazaré.