A Polícia Militar inaugurou, nesta quarta-feira (19), a sede do Corpo Militar de Saúde (CMS), unidade da Corporação responsável pela direção e controle do sistema de saúde e da assistência sanitária dos policiais, de seus dependentes, e dos animais da Polícia Militar. O governador do Estado, Helder Barbalho e o Secretário de Segurança Publica, Ualame Machado, participaram da entrega oficial da unidade, que ganhou uma estrutura totalmente renovada para atender policiais e bombeiros militares.
O CMS funcionava anteriormente na avenida Serzedelo Corrêa, no bairro Batista Campos, e foi transferido para a rua Cesário Alvim, esquina com a Bom Jardim, no bairro da Cidade Velha. O prédio, que abrigava o antigo Centro Integrado de Operações (Ciop), passou por intensa reforma, com obras iniciadas em julho deste ano e concluídas no início do mês de outubro. O investimento na saúde da tropa totalizou R$873.598,36 para proporcionar instalações que contam com salas administrativas climatizadas, laboratório, banheiros, copa e auditórios.
A unidade integra, simultaneamente, o Centro de Perícias Médicas, Comando do CMS, Laboratório de Análises e Diagnóstico e Centro de Abastecimento Farmacêutico. O diretor do Corpo Militar de Saúde, coronel Eliomar Faustino, destaca a importância de reunir quatro unidades nas mesmas instalações. “A viabilidade de estar todos no mesmo prédio é uma questão administrativa e logística. Nós aumentamos a qualidade da prestação de serviços da assistência à saúde, como com relação ao policial que precisa se deslocar e muitas vezes ele pode resolver mais de um problema nas unidades onde ele precisa receber atendimento”.
Ainda de acordo com o oficial, o CMS realiza cerca de 7 mil avaliações de saúde, física e mental, anualmente. Para o comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, a entrega das novas instalações ao CMS assinala a preocupação do Governo e do Alto-Comando com a assistência ao policial militar. “Para nós é motivo de orgulho. Foram quase 900 mil reais investidos na reestruturação desse prédio que vai atender muito bem toda a nossa tropa e também o Corpo de Bombeiros do Pará”, pontua o comandante.
Próximos passos
A próxima unidade do CMS a ser entregue é o Hospital da Polícia Militar, previsto para o fim deste ano, assim como a Unidade Sanitária de Área (USA), que será instalada no prédio do Departamento-Geral de Pessoal, no Comando-Geral da PM. O Centro de Reabilitação, com serviços de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, também deve ser instalado no quartel que funciona como sede da Polícia Militar.