Com mais de 200 agentes de segurança pública empenhados, foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (27) a operação Target, com o objetivo de dar suporte à recondução de presos evadidos do Sistema Penitenciário. A ação prevista para toda a Região Metropolitana de Belém ocorre em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração (Seap), Polícia Civil do Estado, Polícia Científica e Guardas Municipais.
Cerca de 25 mandados de prisão devem ser cumpridos ao longo do dia pelas forças policiais, que têm como alvos da operação evadidos do sistema penitenciário em regime semiaberto. À medida que os mandados forem cumpridos, os alvos da operação serão conduzidos para a Seccional de Polícia Civil da Marambaia e, em seguida, ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, retornando ao cumprimento da pena.
Produtividade
Quatro evadidos do Sistema Penitenciário foram recapturados durante a operação Target. Todos foram localizados na capital e conduzidos para a Seccional da Marambaia, sendo colocados à disposição da SEAP para continuarem o cumprimento da pena.
“Nós precisamos desse tipo de operação para darmos a segurança que todos almejam. A sociedade pode ter um pouco mais de tranquilidade”, pontua o comandante da operação pela PM, tenente-coronel Mauro Prata.
Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Ringo Alex, o forte da operação está na integração dos órgãos de segurança pública. “Estamos construindo um ambiente de paz e uma sociedade mais tranquila. Comunicamos o juízo da execução penal e, junto com a Polícia Militar e outros órgãos da segurança, estamos fazendo essa operação para poder capturá-los”, complementa.
A busca pela localização e recaptura dos evadidos do sistema prisional permanece durante os próximos dias.